Lúcia Vânia comemora aumento de pena para exploração sexual de crianças e adolescentes



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) comemorou nesta quarta-feira (27) a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de projeto de lei que amplia a punição pela exploração sexual de crianças e adolescentes.  Se não houver recurso para a votação em Plenário, o projeto de lei (PLS 495/2011), do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), seguirá para a Câmara dos Deputados.

A proposição altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer pena de reclusão de seis a 12 anos para quem submeter menores a prostituição ou explorá-los sexualmente. Hoje, essa punição vai de quatro a 10 anos. A pena ampliada também será aplicada a quem facilitar ou estimular essas práticas pela internet.

- O projeto é de extrema oportunidade, quando estamos vivento a expectativa de grandes eventos de amplitude nacional e internacional - disse a senadora, que citou entre os eventos a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Lúcia Vânia lembrou ter apresentado o PLS 163/2003, que altera o estatuto para instituir a comunicação obrigatória de casos de maus-tratos contra crianças ou adolescentes à entidade local. Aprovada pelo Senado, a proposição tramita na Câmara dos Deputados desde 2011.

- Tenho a convicção de que o legislativo está cumprindo seu papel, criando leis que poderão contribuir para evitar a impunidade e possibilitar um futuro mais digno e promissor para nossas crianças e adolescentes – afirmou a senadora.

Lúcia Vânia disse que o Brasil continuará sendo um país subdesenvolvido do ponto de vista social, político e humano se não forem oferecidas condições sociais para o desenvolvimento equilibrado das crianças e jovens.



27/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ examina pena ampliada por exploração sexual de crianças e adolescentes

Pena por exploração sexual de crianças e adolescentes pode ser ampliada

CCJ aprova pena de reclusão maior para exploração sexual de crianças

CCJ vota projeto que aumenta penas para exploração sexual de crianças e adolescentes

Congresso promove atividades para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes

Comissão de Justiça aprova normas para reduzir exploração sexual de crianças e adolescentes