Lúcia Vânia conclama as mulheres a aumentarem participação nas esferas de poder



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) conclamou as mulheres a aumentar sua participação nas esferas de poder, assim como ampliaram o acesso à educação e à chefia de famílias. A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) participou nesta quinta-feira (4) da Videoconferência Nacional sobre Construção da Igualdade, promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que foi transmitida pelo Interlegis para as Assembléias Legislativas.

Lúcia Vânia afirmou que a presença das mulheres no Legislativo ainda não corresponde aos avanços que obtidos em outros setores. A atual bancada feminina no Congresso Nacional, lembrou, conta apenas com 54 mulheres, em um total de 594 parlamentares, o que representa 9,09%, menos de 10% do total.

A senadora acrescentou que essa baixa representatividade se repete no Executivo e Judiciário e é um dos motivos da lentidão das conquista femininas.

- Isso está claro quando analisamos as Constituições brasileiras e podemos perceber uma evolução no reconhecimento dos direitos da mulher, à medida que os reivindicarmos - afirmou, ao apresentar um resumo das conquistas em cada Constituição, de 1824 até hoje.

Segundo levantamento feito por Lúcia Vânia, existem atualmente cerca de 300 proposições voltadas para os direitos das mulheres em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que reúnem reivindicações apresentadas por organizações de mulheres. No entanto, observou, há um grande distanciamento entre as conquistas legais obtidas e a realidade da condição feminina e das relações de gênero no país, o que indica a necessidade de concentração dos esforços legislativos no acompanhamento da execução das leis já existentes.



04/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia conclama oposição a não aprovar orçamento "cheio de vícios"

Lúcia Vânia propõe reflexão sobre 180 anos do Poder Legislativo no Brasil

Lúcia Vânia defende mudanças nos fundos de participação

Lúcia Vânia critica leis que discriminam mulheres

Lúcia Vânia destaca participação popular na campanha eleitoral

Lúcia Vânia pede mudanças no Fundo de Participação dos Municípios