Lúcia Vânia critica centralização dos programas da área social



A possibilidade do Programa Fome Zero centralizar as ações sociais, reduzindo todos os programas de transferência de renda implantados no governo Fernando Henrique Cardoso, foi criticada pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) nesta quarta-feira (9). Ela disse que a centralização de programas da área social é um erro e desafiou qualquer especialista da área com vivência em administração pública a defender essa tese.

A senadora por Goiás também considerou equivocada a determinação do ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, de afastar as prefeituras do trabalho de refazer o cadastro único, com mais de 5 milhões de famílias ou cerca de 25 milhões de pessoas, que serviu de base para os programas sociais do governo anterior.

- Se o cadastro herdado contém falhas, elas precisam ser corrigidas, mas o trabalho não pode ser desprezado. Foi um investimento de tempo e de recursos públicos, pelos quais temos obrigação de zelar. Afinal, a construção do cadastro único consumiu 100 milhões de reais e, no mínimo, iremos gastar outros 100 milhões para refazê-lo - afirmou Lúcia Vânia.

Outro aspecto da política social do governo Luiz Inácio Lula da Silva que mereceu críticas de Lúcia Vânia foi a possibilidade de alguns programas do governo anterior serem substituídos ou simplesmente abandonados. Ela afirmou que seria um retrocesso para o país acabar com as experiências bem-sucedidas, o que traria efeitos negativos para a população mais carente.

Entre as iniciativas do governo Fernando Henrique destacadas por Lúcia Vânia está a Rede de Proteção Social, criada em 1995, que envolvia 12 programas federais cujas ações estavam voltadas para os mais pobres. Ela ressaltou que, em 2002, os recursos ultrapassavam mais de R$ 30 bilhões, o que representava mais do que o governo federal recebeu de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.



09/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia diz que experiência na área social não deve ser descartada

Lúcia Vânia: parceria da CAS com o TCU pode contribuir para controle social dos programas de governo

Governo gastou 8,6% do orçamento da área social em 2003, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia critica incapacidade dos programas do governo para tirar jovens do tráfico

Lúcia Vânia critica gestão do governo federal na área de infraestrutura

Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes