Lúcia Vânia defende proposta que beneficia agentes de saúde



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a rápida aprovação da proposta de emenda à Constituição que permite a contratação de agentes comunitários de saúde por processo seletivo público, "uma nova forma de concurso específica para esse caso" (PEC 07/03). A proposta, observou a senadora, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e deverá ser votada pelo Plenário daquela Casa ainda este ano.

Lúcia Vânia informou que o Ministério do Trabalho entende que, por ser considerado essencial, o serviço do agente comunitário de saúde deve ser oferecido pelo Estado, com vínculo direto, e não terceirizado.

- A única maneira de estabelecimento de vínculo direto entre o Estado e os profissionais é por meio de concurso público, o que não garante a manutenção dos agentesque já estão em serviço, além de gerar outros inconvenientes como, por exemplo, a impossibilidade de restringir-se a participação no concurso público somente àqueles que residem na localidade de prestação do serviço - argumentoua senadora.

Lúcia Vânia informou que, dos 180.106 agentes comunitários que atuam no país e são responsáveis pelo acompanhamento de mais de 90 milhões de pessoas em mais de 90% dos municípios brasileiros, 45% são contratados por meio de bolsa, prestação de serviços, contratos informais e outros meios, o que significa que cerca de 80 mil trabalhadores estão excluídos de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.

A solução para o problema dos agentes, segundo a senadora,é apenas uma: se a Constituição não permite um concurso público que mantenha os atuais agentes comunitários de saúde, é necessário mudar a Constituição, com a finalidade de se criar uma forma de contratação que possibilite a constituição de vínculo direto e, ao mesmo tempo, possa conservar as particularidades do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).

Lúcia Vânia disse ainda que o mais importante é analisar o papel do agente comunitário de saúde na perspectiva de práticas sociais. Para ela, a saúde, nesse sentido, deve ser abordada como prática social, indo além de sua dimensão profissional e técnica.

- Reforço, por tudo isso, a idéia de que a PEC nº 7 deve ser aprovada com a máxima rapidez, para que seja criada uma forma de seleção pública compatível com o Pacs, já que o concurso público atual poderia acabar desfigurando o perfil do programa - concluiu a senaora.



22/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia pede que governo não vete MP que beneficia empregado doméstico

Lúcia Vânia comemora aprovação de projeto que beneficia portadores de xeroderma pigmentoso

Proposta de distribuição do FPE atende interesse dos estados, diz Lúcia Vânia

Proposta de Lúcia Vânia cria plano diretor de irrigação regional

Lúcia Vânia condena proposta de novo canal estatal de televisão

Lúcia Vânia critica proposta que reduz maioridade penal para 16 anos