Lúcia Vânia pede mais atenção para educação especial no PNE



Em discurso nesta terça-feira (3), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu o aprofundamento das discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Para a senadora, o atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência precisa ser colocado em primeiro plano na discussão e apreciação do PNE.

O PNE (PLC 103/2012) apresenta dez diretrizes e 20 metas que servirão de referência para todos os níveis de ensino num prazo de dez anos. O projeto aguarda relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a cargo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da comissão. Depois seguirá à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e ao Plenário.

A senadora avisou que apresentará emendas à proposta para garantir a continuidade do atendimento complementar e suplementar oferecido pelas escolas especiais, como as entidades ligadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e à Sociedade Pestalozzi, entre outras.

- Essas instituições possuem longa trajetória de serviços prestados em nossa sociedade, carregando consigo notáveis experiências e expertise no trato com essas crianças e jovens de necessidades especiais. As emendas caminham no sentido de restabelecer o texto vindo da Câmara, que redimensiona a universalização do ensino para comportar o atendimento complementar e suplementar das escolas especiais – disse.



03/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia pede atenção especial do governo para as mulheres chefes de família

Lúcia Vânia pede mais atenção para os Conselhos Tutelares

Lúcia Vânia pede atenção dos parlamentares às discussões da Rio+20

Lúcia Vânia pede cuidado especial com agricultura na reforma tributária

Lúcia Vânia pede mais recursos federais para estradas de Goiás

Lúcia Vânia diz que, na Educação, Lula não pode mais prometer e não cumprir