Lúcia Vânia pede pressa para aprovação do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência



Em discurso nesta quarta-feira (22), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a aprovação do projeto que trata do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e que está tramitando no Senado. Ela pediu pressa para a aprovação da matéria, da qual foi relatora, informando que o projeto estabelece critérios especiais na concessão de aposentadoria ao segurado com deficiência.

A senadora defendeu a aprovação da matéria durante sessão especial para homenagear a Campanha da Fraternidade deste ano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema é "Fraternidade e Pessoas com Deficiência". Segundo Lúcia Vânia, existem cerca de 27 milhões de cidadãos brasileiros que vivem praticamente à margem da sociedade, mas que são produtivos e têm condições de estudar, trabalhar e dar sua contribuição ao país. Por esse motivo, destacou a importância da campanha da fraternidade, bem como de iniciativas como o Estatuto.

Foi citada também pela senadora a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, de lançar uma campanha no último dia 14, destinada a garantir o acesso à Casa aos portadores de deficiência.

- Esses são exemplos que vêm se somar à campanha tão meritória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O que a Igreja propõe este ano à sociedade é uma reflexão sobre a importância da superação dos preconceitos que, no decorrer do tempo, foram introjetados em nossa cultura. A deficiência deve ser vista não mais como limitação, mas como estímulo ao crescimento. E quem deve crescer somos nós. O deficiente vem fazendo sua caminhada de crescimento há muitos anos - disse a senadora.



22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim recebe propostas para aperfeiçoar Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Paim faz apelo para Comissão de Justiça votar Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Comissão de Justiça pode votar na quarta-feira Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Paim espera aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em 2013

Paim cobra aprovação pela Câmara do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Covas preside cerimônia de posse do novo Conselho para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência