Lúcia Vânia propõe convocação de Humberto Costa para explicar caso Inca



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu nesta terça-feira (20) em Plenário a convocação do ministro da Saúde, Humberto Costa, para explicar perante a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) as denúncias de ingerência política nas autorizações para transplante de medula óssea expedidas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Lúcia Vânia expressou seu apoio ao diretor demissionário do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo), Daniel Tabak, que pediu seu afastamento do cargo em protesto contra as pressões políticas e o descaso do Ministério da Saúde em relação ao problema.

- O ministro precisa esclarecer o que está acontecendo no Inca. Afinal o PT está aceitando a intromissão política com aval do ministério - disse a senadora.

Após 16 anos à frente do Cemo, Tabak entregou junto com seu pedido de demissão um extenso documento à direção-geral do Inca. O Cemo controla o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e o Banco de Células de Cordão Umbilical, e centraliza as consultas aos bancos internacionais de doadores de medula óssea. Segundo Tabak, políticos vêm fazendo pressão para incluir doentes entre os que aguardam os testes para a busca de doadores não-aparentados.

A senadora leu declarações de Tabak publicadas na imprensa: "Ingerência política sempre existiu e sempre conseguimos contornar. Mas agora há uma pressão muito intensa aliada a um descuido com o trabalho do Cemo que não é mais possível suportar. Os pacientes ficam angustiados, e o que vou dizer? Que é preciso ter, entre as prioridades da família do doente, um parlamentar influente para ajudar?"

Embora Tabak não tenha dado nomes, diretores do Inca afirmam que um dos pedidos para que a fila fosse furada partiu da Vice-Presidência da República.



20/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


DUTRA INSISTE EM CONVOCAÇÃO DE MALAN PARA EXPLICAR CASO DALLARI

Lúcia Vânia faz apelo para solução rápida do caso Parmalat

Lúcia Vânia apresenta voto de pesar pelo falecimento de Humberto Ludovico

Arthur Virgílio propõe convocação de Palocci para explicar denúncias envolvendo Receita Federal

Lúcia Vânia pede sensibilidade a legisladores no caso de pessoas com deficiência

Lúcia Vânia propõe redução do tempo para caracterizar a inatividade de empresa