Lúcia Vânia recebe sugestões de estados para a gestão de fundo de desenvolvimento do Centro-Oeste



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) reuniu-se, nesta quarta-feira (25), com os secretários de Fazenda da Região Centro-Oeste para debater a implantação e instalação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste (BDCO). Participou do encontro o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) que, assim como a senadora, é autor de um projeto de lei destinado a estruturar o banco e disciplinar a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Também participou da reunião o senador Jayme Campos (DEM-MT).

- A ideia é garantir que os recursos desses fundos possam ser efetivamente aplicados em projetos na região, de forma a atingir o máximo de municípios e atividades - observou a senadora durante o encontro com os secretários de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Lúcia Vânia explicou que a abertura do BDCO é uma sequência natural do processo de recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), extinta em 1990. A instituição foi reativada em janeiro último com a sanção presidencial a projeto aprovado pelo Congresso - um substitutivo da senadora ao Projeto de Lei Complementar (PLC 119/06), de autoria do Poder Executivo.

Os parlamentares chegaram nesta tarde a um acordo, pelo qual o projeto de Nogueira (PL 1.013/2007) será emendado na Câmara dos Deputados para contemplar aspectos da matéria de autoria de Lúcia Vânia (PLS 303/2008). Assim, quando a matéria chegar ao Senado, poderá ser aprovada sem maiores obstáculos, evitando a tramitação individual, cruzada, das duas proposições.

- Gostaríamos que até o final de junho, essa matéria fosse aprovada já aqui no Senado - disse a senadora após o encontro.

Com a união das propostas, ela espera sanar alguns problemas ao funcionamento dos fundos e do BDCO causados por vetos parciais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei de recriação da Sudeco.

Na reunião desta tarde, discutiu-se, ainda, a pauta para reuniões que os parlamentares e os secretários terão, a partir da semana que vem, com o governo e o Banco do Brasil para tratar da transferência ao BDCO de recursos dos fundos, no valor de aproximadamente R$ 11 bilhões, hoje administrados pelo BB.

- Acreditamos poder chegar a uma solução negociada a respeito dos termos do escalonamento para a transferência desses recursos - avaliou a senadora.

Lúcia Vânia defende a instalação do BDCO como forma de contribuir para "transformar a economia da região, gerando empregos e oportunidades".



25/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia propõe ajuste na MP que trata do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia defende mudanças em MP que trata do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia cobra recursos para desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia registra aprovação do projeto que cria Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Projeto de Lúcia Vânia pode agilizar financiamentos para o Centro-Oeste

Serys, Demostenes e Lúcia Vânia reclamam de prejuízos para o Centro-Oeste