Lúcia Vânia representa CAS em seminário do TCU



A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), representou o colegiado, nesta semana, no seminário Controle Social e Cidadania, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Lúcia Vânia abordou o tema “Atuação dos agentes de controle”, enfocando as funções de agente público e de agente social. “O agente público não é um mero fiscal. Exige-se dele competência, ética e probidade”, disse.

Na ocasião a senadora mencionou a proposta de emenda à Constituição (PEC 29/03) que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A PEC altera o artigo 193 do Título VIII, que trata da Ordem Social, possibilitando a criação de uma Lei de Responsabilidade Social.

- Acredito que, ao ser votada, a PEC se tornará um instrumento eficiente de controle social. A Lei de Responsabilidade Social propõe a criação de metas que permitirão o acompanhamento dos programas sociais por toda a sociedade, além da criação de um índice nacional de inclusão social, capaz de identificar as cidades socialmente injustas - explicou.

A PEC também sugere a avaliação das metas pelo TCU, anualmente, além de propor alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal, para que os programas e ações sociais sejam excluídos de contingenciamento.



09/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia representa a CAS em seminário do TCU

Lúcia Vânia representa CAS em Fórum no Rio de Janeiro

Lúcia Vânia representa CAS no projeto Diálogo Público, do TCU

Lúcia Vânia diz que substitutivo sobre ato médico representa consenso entre profissionais da Saúde

Lúcia Vânia defende cooperativas de trabalho em seminário no TST

Lúcia Vânia defende reforma política em seminário sobre a mulher