Luiz Henrique defende mais investimentos em tecnologia e novo pacto federativo




Ao citar projeção da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit) de que o Brasil vai se tornar a quarta maior economia do mundo até 2030, ultrapassando países como Alemanha, França, Reino Unido e Japão, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) alertou para a necessidade de mais investimentos em tecnologia e inovação para que o país atinja esse patamar. Atualmente, o país ocupa a sétima posição no ranking global, considerando o Produto Interno Bruto (PIB) medido em dólares.

A EIU prevê ainda que a economia brasileira deixará para trás as dos quatro países desenvolvidos, mas será ultrapassada pela indiana no meio do caminho. Segundo o estudo, o Brasil crescerá 3,9%, em média, por ano, nas próximas duas décadas, índice menor que as taxas previstas para Índia (6,6%) e China (5,7%).

- Por que nós vamos crescer 3,9 % e não os mesmos 6,6% da Índia? Porque permanecemos com uma baixa taxa de investimento. O Brasil investe 17 a 18% de seu PIB enquanto China investe 40% e a Índia mais de 30%. Para sustentar o crescimento dessa nação, é preciso que nós atingíssemos no mínimo uma taxa de investimento público e privado de 25% - argumentou o parlamentar.

Para Luiz Henrique, existe no Brasil um "verdadeiro apartheid" entre o crescimento econômico e a distribuição de riqueza.

- Esse apartheid se revela por temos ainda indicadores sociais, índices de desenvolvimento humano menores do que até de muitos países da África Subsaariana e de vizinhos nossos da América do Sul - assinalou.

Na avaliação do senador, o caminho para o crescimento do país passa também por um novo pacto federativo, que reduza a concentração da arrecadação de impostos nas mãos da União.

- A concentração do resultado da arrecadação de impostos e taxas do país nos cofres do governo federal é incompatível com uma real capacidade de crescimento - alertou. 



26/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique defende a adoção de novo pacto federativo

Luiz Henrique defende descentralização administrativa e novo pacto federativo

Luiz Henrique pede mudanças no pacto federativo

Hélio Costa defende novo pacto federativo e mais recursos para estados

MOZARILDO DEFENDE NOVO PACTO FEDERATIVO

Paim defende novo pacto federativo