Luiz Otávio defende devolução de taxa de inscrição em concursos públicos



Para evitar eventuais prejuízos decorrentes da anulação ou não-conclusão de concursos públicos promovidos pela administração pública nas três esferas de poder, o senador Luiz Otávio (PPB-PA) propõe que, nesses casos, torne-se obrigatória a devolução das taxas de inscrição aos candidatos. O projeto aguarda apreciação, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador lembra que, em razão da retração do mercado de trabalho, os concursos públicos têm atraído grande número de interessados, observando que a não-realização do processo de seleção, independentemente do motivo, gera grande frustração nos que esperam ingressar no serviço público. Por isso, explica o senador, essas pessoas merecem, pelo menos, receber de volta o valor pago na inscrição da prova.

Luiz Otávio ressalta, ainda, que o concurso público estabelece uma relação contratual entre o candidato ao cargo profissional e a seção governamental responsável pela promoção do processo de seleção. Dessa maneira, assim como o descumprimento de qualquer contrato institucional ou comercial implica sanções civis, a não-conclusão ou a anulação de um sistema de escolha de candidatos a emprego público também deve resultar em ressarcimento de danos aos inscritos.

O projeto estabelece ainda que a devolução das taxas de inscrição deve ser feita dentro de, no máximo, 30 dias após a anulação ou revogação do concurso. Além disso, caso não se cumpra essa determinação, o responsável pela seleção deve ser enquadrado na Lei de Improbidade Administrativa.



21/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio propõe devolução de taxa de inscrição de concursos públicos anulados

CCJ analisa devolução de taxa de inscrição em concursos públicos

Proposta pretende isentar desempregados de taxa de inscrição em concursos públicos

DOADORES DE SANGUE PODERÃO GANHAR ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

CCJ examinará devolução de taxa de inscrição em concurso não realizado

Correios prorrogam prazo para devolução da taxa de inscrição do concurso anterior