Luiz Otávio denuncia queda nas transferências da União para os municípios



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) chamou atenção para a situação financeira dos municípios brasileiros em função da redução no valor dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Como exemplo, o senador citou o caso de Marabá, cidade paraense de médio porte que em junho recebeu do fundo cerca de 31% a menos do que no mês anterior. Em outras localidades a redução chegou a 50%.

- Se formos averiguar o que está ocorrendo com as cidades pequenas, que funcionam quase exclusivamente com as receitas do FPM, verificaremos que a situação é caótica - afirmou.

De acordo com Luiz Otávio, na maioria dos municípios pequenos, sem arrecadação própria, as transferências do fundo representam a maior parte da receita municipal. A redução dos repasses, por sua vez, implica interrupção de serviços públicos essenciais e paralisação da máquina administrativa municipal.

- Alguns prefeitos têm anunciado que vão começar a demitir - alertou o senador.

Como o fundo é composto por 22,5% do dinheiro arrecadado pelo estado com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o senador aponta duas causas para a diminuição do montante repassado: a restituição de parcela do Imposto de Renda, que ocorre entre maio e agosto, e a queda na arrecadação do IPI, reflexo do baixo crescimento da economia. Luiz Otávio acredita ainda que haja erros no cálculo do FPM, e pede que o governo reveja os cálculos feitos nos últimos meses.

O senador também sugeriu a criação de um fundo de emergência para ajudar os municípios que sofreram maiores reduções nas transferências do fundo e os que não possuem arrecadação própria significativa.



31/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Transferências para estados e municípios provocam queda do superavit primário em agosto

Luiz Otávio elogia união da bancada do Pará em votações

Municípios recebem 77% das transferências voluntárias da União de janeiro a junho

Luiz Otávio elogia atuação do TCU na fiscalização dos recursos da União

Luiz Otávio anuncia resolução que dá mais prazo para estados e municípios se tornarem adimplentes

Pedido de vista adia discussão e votação do parecer sobre denúncia contra Luiz Otávio