Luiz Otávio pede regularização fundiária de floresta



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) voltou a pedir a imediata regularização fundiária das terras que fazem parte da Floresta Nacional de Tapajós, no estado do Pará. Segundo ele, esse é o caminho inicial para que o meio ambiente seja protegido, em comum acordo com o uso da terra para fins produtivos.

Luiz Otávio informou que as terras que compõem a floresta pertencem ao Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Instituto de Terras do Pará, situação que, lembrou, vem causando problemas para todos os moradores da região. Além disso, salientou o senador, há a existência de constantes conflitos entre ambientalistas e empreendedores.

Mas apesar do problema, a Floresta Nacional de Tapajós, que completou no mês de fevereiro último 30 anos de criação, está sendo palco, de acordo com Luiz Otávio, de projetos que vêm despertando atenção de todos, como o ProManejo, que envolve o fortalecimento e organização comunitária, prática do ecoturismo, educação ambiental e ações de controle e de vigilância de toda a região.

Luiz Otávio disse ainda que com mais de 600 mil hectares, a floresta é um grande laboratório científico situado em plena selva. Nela, informou o senador, os pesquisadores nacionais e estrangeiros trabalham em projetos considerados estratégicos para a conservação e uso sustentável dos recursos florestais da Amazônia, entre os quais o de manejo e produção de madeira industrial, bem como estudos sobre a influência da floresta no clima de todo o planeta.



18/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio quer estender regularização de móveis a estados e municípios

Valdir Raupp pede celeridade na regularização fundiária na Amazônia

Gurgacz pede descentralização de ações para avanço da regularização fundiária

Jayme Campos pede regularização fundiária de gleba no norte de Mato Grosso

Marina Silva pede amplo debate no Congresso sobre MP da regularização fundiária

Mangabeira Unger pede apoio de parlamentares para regularização fundiária da Amazônia