Maciel requer voto de pesar pela morte do escritor Manoel Correia de Andrade



O senador Marco Maciel (DEM-PE) lamentou a morte, no dia 22 de junho, em Recife, do advogado, geógrafo, escritor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Manoel Correia de Andrade. Maciel encaminhou à Mesa requerimento de pesar pelo ocorrido, lembrando a grande contribuição do escritor para a divulgação do conhecimento sobre o nordeste brasileiro, inclusive para o exterior.

O parlamentar por pernambucano lembrou que Manoel Correia de Andrade foi o autor de um dos clássicos internacionais do século 20, o livro "A Terra e o Homem do Nordeste", também considerado uma das cem melhores publicações internacionais, conforme frisou.

- O escritorManoel Correia de Andrade era uma figura que desfrutava de grande prestígio na comunidade científica e na sociedade nordestina, por ter dedicadogrande parte de sua vida às questões regionais, inclusive nos artigos que escrevia no jornal Diário do Commercio, de Recife - enalteceu o senador.

Manoel Correia de Andrade nasceu em Vicência (PE), em 1922. Era ainda catedrático de Filosofia, Ciências e Letras da UFPE, sendo titular da cadeira que homenageia o também escritor pernambucano Gilberto Freyre.



25/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney apresenta voto de pesar pela morte de escritor do Amapá

Voto de pesar pela morte de escritor goiano é aprovado pelo Plenário

Sarney requer voto de pesar pela morte de Jackson Lago

Tião Viana requer voto de pesar pela morte de Armando Nogueira

Efraim Morais requer voto de pesar pela morte de Souza Bandeira

Alvaro Dias requer voto de pesar pela morte de ex-governador do Paraná