Magno Malta diz que relatório de Vital do Rêgo sobre 'royalties' é 'nefasto' para estados produtores




O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou em Plenário que o Substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao PLS 448/2011 "é absolutamente ruim" e "nefasto" para os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O projeto, de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI), trata da redistribuição dos royalties da exploração petrolífera brasileira.

Magno Malta disse que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou a ele que o substitutivo de Vital do Rêgo "não serve para o Espírito Santo" e que o estado vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso a matéria seja aprovada.

O Plenário do Senado iniciou nesta terça-feira (18) a apreciação do PLS 448/2011 (ao qual foram apensados outros 20 projetos que tratam do mesmo tema). Vital do Rêgo leu seu relatório, que concluiu com a apresentação de um substitutivo, e a discussão foi iniciada pelos senadores em clima bastante tenso e com pronunciamentos contundentes. A previsão é de que o substitutivo seja votado no Plenário nesta quarta-feira (19).

Para Magno Malta, o substitutivo apresentado por Vital do Rêgo trata Espírito Santo e Rio de Janeiro "como marginais". Para ele, o colega apresentou "um relatório horroroso". O senador capixaba disse que a discussão está caminhando irresponsavelmente e disse que a presidente da República, Dilma Rousseff, pode resolver o impasse e a briga entre estados produtores e não produtores de maneira fácil, ou seja, diminuindo a parcela de recursos a que a União tem direito.

- O Espírito Santo vai ser punido por ter bacias de petróleo em seu subsolo? - questionou Magno Malta.



18/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta questiona validade da divisão dos 'royalties' conforme relatório de Vital do Rêgo

Magno Malta pede ao governo que ouça estados produtores sobre os 'royalties' do petróleo

Vital do Rêgo começa a responder perguntas sobre relatório a projeto dos 'royalties'

Ana Rita pede que Vital do Rego reveja seu relatório sobre distribuição de 'royalties'

Vital do Rêgo: 'royalties' do petróleo para todos os estados não fere contratos firmados

Vital do Rêgo rebate mais reclamações de senadores de estados produtores