Maguito responsabiliza governo de Goiás pelo aumento da criminalidade



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) denunciou em discurso que a criminalidade vem aumentando rapidamente no estado de Goiás e exigiu do governador Marconi Perillo -providências enérgicas- para resolver o problema.

- A Polícia Federal acaba de desbaratar em Goiás a maior quadrilha de roubo de cargas e de carros, integrada inclusive por policiais do estado. O governador deu um prazo de 30 dias para resolver o problema. Um governo de pulso teria demitido na hora todos os responsáveis pela segurança pública - sustentou.

Maguito elogiou a Polícia Federal na Operação Carga Pesada, que prendeu em apenas um dia 31 pessoas em cinco estados, 26 delas em Goiás. Seis dos presos eram policiais civis goianos, lotados na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Goiânia.

- Quem deveria trabalhar na prevenção do crime estava na verdade recebendo dinheiro de organização criminosa para acobertar a ação de marginais - disse Maguito.

O senador lembrou que vem denunciando há tempos a fragilidade do sistema de segurança de seu estado e disse que a operação da Polícia Federal coincide com um aumento no número de roubos de carros no estado - que passou da média diária de oito para mais de 20. Segundo ele, há 15 dias, em apenas um dia foram roubados 30 carros no estado.

- Goiânia agora é a quinta capital mais violenta do país. Em 1997, a capital de Goiás chegou a ser considerada a segunda melhor cidade no Brasil para se viver. Em 1998, conforme levantamento divulgado pela revista Veja, Goiás foi considerado o quinto estado mais seguro do Brasil - lamentou.

Para o senador goiano, denúncias e rumores de envolvimento de autoridades de estado com o crime vêm sendo levantados há tempos, -sem que o governo aja para acabar com essa pouca vergonha-. Só no ano passado, acrescentou, dois casos graves foram investigados envolvendo policiais com o crime. Num deles, o traficante Orlando Marques dos Santos ganhava licença para sair nos fins de semana da cadeia para -tratar de seus negócios criminosos-.

- No Rio, Fernandinho Beira Mar comanda o crime de um presídio. Em Goiás, o chefe do tráfico ganhava autorização para sair e realizar suas operações pessoalmente. E o governador ainda pediu 30 dias para resolver o problema, ao invés de demitir toda a direção da polícia no mesmo dia - desabafou.

Em aparte, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) sugeriu que o governador de Goiás, que prometeu -tolerância zero com a criminalidade- durante a campanha para a reeleição, -deveria renunciar ao mandato, pois não está cumprindo a promessa-.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país

Maguito aponta excesso de propaganda do governo de Goiás

Para Maguito, governo de Goiás prejudicou indústria do estado

Álvaro Dias responsabiliza governo do Paraná pelo empobrecimento do estado

José Jorge responsabiliza governo pelo atraso na votação do Fundeb

Jarbas Vasconcelos responsabiliza governo pelo "caos aéreo" e elogia Jobim