Mais 140 municípios aderem ao Pacto pela Saúde



O Ministério da Saúde publicou, esta semana, portaria com a adesão de mais 140 municípios ao Pacto da Saúde. A iniciativa é uma espécie de acordo instituída em 2006 com o objetivo de aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O pacto já conta com a adesão de 4.225 municípios brasileiros, o que representa 75,9% do total de 5.563. Das novas adesões, três municípios são do estado de Alagoas, cinco de Goiás, 13 do Maranhão, nove da Paraíba, quatro de Pernambuco, 17 do Piauí, oito do Rio Grande do Sul, dois do Tocantins e um cada um destes estados: Amazonas, Bahia, Mato Grosso e Pará. 

O Pacto pela Saúde estabeleceu um novo padrão de relacionamento do SUS com a sociedade, pautado pela identificação de problemas a serem enfrentados pelo sistema e baseado em uma agenda comum de compromissos sanitários. São propósitos do pacto a consolidação da reforma sanitária brasileira e a construção de um modelo solidário de gestão e de atenção à saúde. 

Além dos 4.225 municípios, todos os estados brasileiros já participam do acordo que tem como principais resultados a mudança da forma de transferência federal de recursos por meio de blocos financeiros, a pactuação de políticas vinculadas à qualificação da atenção básica, o estabelecimento das responsabilidades entre gestores com a celebração do Termo de Compromissos de Gestão, entre outros. 

 

Fonte:
Ministério da Saúde



30/03/2011 11:37


Artigos Relacionados


Mais 11 municípios do Pacto pela Saúde recebem recursos do Fundo Nacional

Fashionistas aderem ao Pacto pela Redução de Acidentes

Pilotos da Fórmula 1 aderem ao Pacto Nacional pela Redução de Acidentes

Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Norte aderem ao Pacto pela Gestão das Águas

Dilma: Mais Médicos é o pacto pela saúde pública

Eduardo Braga diz que Pacto pela Saúde vai colocar o médico mais perto do cidadão