Mais duas toneladas de medicamentos e insumos são enviadas a Minas Gerais



Mais duas toneladas de medicamentos e insumos foram enviadas nesta terça-feira (10) a Belo Horizonte (MG), além das oito toneladas que já haviam sido enviadas na semana passada. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou, também nesta terça-feira, o trabalho das equipes de saúde nas regiões atingidas por enchentes em Minas Gerais.

O ministro foi aos municípios de Além Paraíba, Guidoval e Ubá, onde visitou hospitais e unidades de saúde, observando se todos os pacientes de risco já haviam sido devidamente transferidos. Ele explicou que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS) vem participando de ações de prevenção para evitar mortes em deslizamentos recentes, como nos municípios de Juiz de Fora e Contagem.

Para saber mais informações sobre outras ações, acesse a página Desastres Naturais, com informações do Ministério da Saúde sobre enchentes.

Outra preocupação é garantir que não haja interrupção no tratamento de pacientes com doenças crônicas. A FNSUS está identificando as pessoas mais vulneráveis e que vão precisar de assistência, como pacientes que fazem hemodiálise, pessoas em tratamento oncológico e mulheres no último trimestre de gestação.

Para o Ministério da Saúde, é fundamental que as pessoas fiquem atentas com relação a acidentes com animais peçonhentos, com o tétano, com o perigo de contrair leptospirose e doenças decorrentes da água de má qualidade. Por isso, o ministério está verificando os estoques de soros e vacinas e o envio de hipoclorito para as regiões onde faltará água própria para consumo humano.

Há 100 profissionais de saúde cadastrados na FNSUS a disposição de Minas Gerais para ajudar nos trabalhos de ajuda às vítimas. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, entre outras especialidades, que se prontificaram a trabalhar em situações de emergências. Os interessados ainda podem se cadastrar.

Regiões atingidas

Em Minas Gerais, as regiões mais afetadas são o oeste e o noroeste do estado, incluindo a Zona da Mata, Campo das Vertentes, BH Metalúrgica e o Alto São Francisco. Guidoval, Ubá, Astolfo Dutra, Ouro Preto, Betim e Governador Valadares estão entre os municípios mais atingidos.

Entre os 157 municípios atingidos, 105 encontram-se em situação de emergência, afetando a vida de mais de 2 milhões de pessoas, fazendo quase 12 mil pessoas ficarem desalojadas e deixando mais de 900 pessoas desabrigadas.

Até o momento, as enchentes e deslizamentos resultaram em 12 mortes, duas pessoas desaparecidas e 35 pessoas feridas. No estado, seis Unidades Básicas de Saúde foram atingidas pelas chuvas: três em Guidoval, uma em Ubá e duas em Governador Valadares.

Além de monitorar as redes de atenção básica, hospitalar, de urgência, tratamento fora do domicílio e serviços para gestantes, a Força Nacional do SUS orienta os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte sobre a atenção prioritária aos desabrigados.

Mais medicamentos em estoque

A FNSUS está trabalhando de maneira integrada com outros ministérios, com o governo do estado e com as prefeituras, otimizando os esforços para prestar socorro imediato e responder às necessidades mais importantes das vítimas das enchentes.

Entre a quinta-feira passada (5) e esta terça-feira (10), o Ministério da Saúde já enviou quase 15 toneladas de medicamentos e insumos para os estados mais afetados pelas chuvas fortes – foram quatro toneladas para o Rio de Janeiro, 800 quilos para o Espírito Santo e dez toneladas para Minas Gerais. Distribuído a todos os municípios mineiros afetados por enchentes, o material pode atender 27,5 mil pessoas ao longo de três meses.

Os pacotes contêm antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais para atender a população na fase mais crítica após a enchente.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



10/01/2012 20:36


Artigos Relacionados


Dilma determina envio de oito toneladas de medicamentos para Minas Gerais

Saúde envia 2 toneladas de medicamentos e insumos às vítimas das chuvas em PE

Mais de 90 mil pessoas serão beneficiadas com duas agências previdenciárias em Minas Gerais

INSS antecipa pagamentos em duas cidades de Minas Gerais

Saúde economiza mais de R$ 600 milhões na compra de medicamentos e insumos

Licitações de medicamentos e insumos farmacêuticos poderão ter mais exigências técnicas