Mão Santa: a pior das escravidões é a corrupção



Terceiro orador a falar na sessão especial em comemoração à abolição da escravatura, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (12),que o Brasil vive hoje a pior das escravidões: a da corrupção. Disse isso em referência a parlamentares supostamente envolvidos em fraudes e superfaturamento em licitações para compra de ambulâncias por prefeituras e entidades do terceiro setor, com recursos de emendas parlamentares ao Orçamento.

- Este país tem muitas vergonhas, estamos anestesiados com a maior vergonha que vivemos: a corrupção. Cento e sessenta e sete parlamentares envolvidos com desvio de verbas do Orçamento - lamentou.

Outra forma de escravidão no Brasil apontada por Mão Santa é a "escravatura indecente e imoral dos juros". Para o senador, o PT esqueceu-se de libertar o povo brasileiro da miséria e governa para os banqueiros. O representante piauiense disse que, em 15 dias, o banco Bradesco auferiu lucro de R$ 250 milhões, mesmo valor investido pelo governo em saneamento básico nos municípios brasileiros em um ano.

Retrospectiva

Fazendo uma retrospectiva histórica, Mão Santa lembrou o Brasil Colônia e disse que a divisão em capitanias hereditárias teria sido o primeiro processo de privatização ao qual o país foi submetido. Depois, falou sobre o início do processo de industrialização no Brasil Império, quando o Barão de Mauá construiu a primeira ferrovia em Petrópolis (RJ). Àquela época, a Inglaterra já havia, registrou o parlamentar, decretado o fim do tráfico negreiro. O Brasil, no entanto, segundo o parlamentar, necessitado de mão-de-obra gratuita e sem o aval dos jesuítas para explorar os indígenas, contrabandeava os negros africanos.

- Tratados internacionais com a Inglaterra proibiam o tráfico negreiro, mas, no Brasil, o comércio ilegal continuava, disse Mão Santa, referindo-se ao hoje conhecido Balneário Porto de Galinhas, que teria recebido esse nome por contrabandear escravos sob o disfarce de importação de aves.



12/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


A pior corrupção é a das prioridades políticas, diz Cristovam

'Governo do PT é pior do que terremoto', afirma Mão Santa

Mão Santa: 'O Congresso vive a pior crise de credibilidade'

Mão Santa considera o atual governo o pior da História do país

Mão Santa: "só a Colômbia é pior do que o Brasil na hora de gastar o dinheiro público"

Mão Santa diz que governo Lula é o pior e mais imoral da história do Brasil