Maracanã e arredores passam por reformas e manutenção



Em função do desgaste no campo, a concessionária que administra o Maracanã e a Greenleaf, empresa responsável pelo gramado do estádio, fizeram o replantio da grama em algumas áreas.

Desde a reinauguração, em 21 de julho deste ano, o estádio recebeu 33 jogos. O primeiro teste já com as novas partes de grama foi no jogo entre Flamengo e Botafogo, na quarta-feira (23), pelas quartas de final da Copa do Brasil.

“Em três meses, fizemos o equivalente a uma temporada europeia inteira”, disse Sinval Andrade, vice-presidente de operações da concessionária. “O replantio do gramado estava no nosso planejamento, não foi uma decisão em cima da hora. A fazenda onde é feito o cultivo preparou a grama conforme programado. A vantagem de usar grama em rolos é que podemos repor áreas mais desgastadas quando necessário”, explicou.

De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Azeredo, da Greenleaf, a grama do tipo Bermuda Celebration, originária de uma fazenda de Saquarema (RJ), está passando pelas mesmas técnicas utilizadas durante a Copa das Confederações.

“Mesmo com a carga de jogos, o gramado está resistindo bem. A grama recebe trato diário, com equipamentos modernos e o nivelamento, que é fundamental. A grande área sempre sofre muito, mas já tínhamos planejado a troca, preparando a grama na fazenda e a deixado na mesma altura e cor”, explicou o técnico.

Obras no entorno

O entorno do estádio recebeu nova urbanização, que qualificou o espaço externo para o lazer e a prática de esportes. As obras incluem investimentos em infraestrutura, calçadas, ciclovia, acessibilidade, iluminação e paisagismo.

Executado pela Secretaria Municipal de Obras, com investimento de R$ 109,5 milhões, o projeto inclui uma passarela de 530 metros de extensão sobre a via urbana e a linha férrea, ligando a Quinta da Boa Vista ao estádio, com largura variando de 5 metros no vão livre a 9 metros nas rampas.

As obras estão em andamento e a previsão é de que sejam finalizadas até dezembro. No local já é possível ver os pilares da construção em forma de cálice.

"A passarela é importante para facilitar a locomoção das pessoas, que podem andar a pé e desfrutar do parque mesmo em dias de jogos. Há 25 pontos cardeais e intermediários demarcados no chão, que remetem ao eixo central do campo, de modo que se saiba exatamente onde está em relação ao gramado. À noite, esses pontos são iluminados", explica o engenheiro Mauro Bonelli, responsável pela execução do projeto.

Há 122 palmeiras e 203 árvores nativas no projeto paisagístico. As 13 principais palmeiras, com 12 metros de altura, ganharam destaque em frente à estátua do Bellini e foram batizadas de "palmeiras do Zagallo".

A nova iluminação pública, com 266 luminárias em LED e 59 projetores de vapor metálico, aumentou a sensação de segurança dos moradores e frequentadores do local.

As calçadas ganharam uma atenção especial. Foram aplicadas armações de laje, em ferro, sob o concreto dos passeios, o que garantiu um nivelamento adequado à prática da corrida e à caminhada.

Na área prevista para carga e descarga, o pavimento é capaz de suportar 45 toneladas, podendo receber grandes carretas. Já as novas calçadas ao redor do estádio suportam 16 toneladas, atendendo ao grande público previsto para os eventos esportivos. O piso das travessias e das rampas de acesso é em concreto colorido, imitando pedra portuguesa.

A ciclovia que circula o estádio é a primeira do Rio a ser pavimentada com asfalto albino de pigmento vermelho. O programa "Rio, Capital da Bicicleta", da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, instalou 60 novos bicicletários com 120 vagas no entorno do Maracanã, garantindo um modo sustentável, seguro e correto para estacionar a bicicleta.

Outra característica é a acessibilidade. Toda área foi adaptada a pessoas com mobilidade reduzida. O casal Renan e Glaucia de Souza, ambos com 28 anos, levam diariamente a cachorrinha poodle e o bebê de três meses para passear.

Os acessos bem demarcados permitem que a família desfrute da área de lazer sem preocupação. "Sem dúvida a travessia ficou mais acessível, além de as áreas de embarque e desembarque para pessoas com deficiência estarem sinalizadas, e que acabam sendo usadas por nós por causa do carrinho de bebê", disse Renan.

A área urbanizada abrange as avenidas Radial Oeste, Maracanã e as ruas Eurico Rabelo e Professor Manuel de Abreu, além de um trecho da Rua Visconde de Niterói. Haverá também uma área de suporte para os megaeventos esportivos, ligados aos Jogos Olímpicos de 2016, onde poderão ser instaladas tendas de apoio.

Fonte:
Portal da Copa 



24/10/2013 18:25


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