Marcelo Crivella pede um basta à violência e mais recursos para o Rio



O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) pediu, nesta quarta-feira (10), um -basta à violência- no Rio de Janeiro, dizendo que -não dá mais para reconhecer o mal e conviver com ele-. O senador reivindicou, ainda, a adoção de uma política de justiça tributária para reverter o atual quadro de insegurança no estado.

Enquanto famílias inteiras -se escondem sob o cobertor do medo-, afirmou o senador, correm soltos a venda de tóxicos dentro das penitenciárias e o uso de telefones celulares pelos presos, que se comunicam com suas quadrilhas e combinam a execução de novos crimes.

- Em Bangu, prisioneiros agiam como se estivessem de férias - comentou.

Crivella chegou a concordar com declarações recentes do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que atestou a situação de calamidade do sistema penitenciário brasileiro e atribuiu as falhas desse modelo prisional há décadas de descaso e descumprimento das leis. Para o senador, esses problemas também resultam de políticas públicas equivocadas, dirigidas para os efeitos, e não para as causas.

Ao observar que a saída para combater a violência passa pela melhor distribuição da receita tributária, Crivella criticou o fato de menos de 5% dos impostos federais recolhidos no estado reverterem em favor de sua população.

- Dos R$ 40 bilhões que o Rio de Janeiro arrecada em favor da União, só recebe de volta menos de R$ 2 bilhões - observou.



10/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella pede mais recursos para Forças Armadas

João Durval pede um basta à inércia do Estado no combate à violência

Marcelo Crivella pede inspeção periódica de prédios de uso coletivo

Marcelo Crivella pede apoio a pastor ameaçado por pena de morte no Irã

Marcelo Crivella pede proteção aos estados produtores e diz que números do substitutivo são falsos

Crescimento do Brasil é mais dinâmico que o de outras nações, diz Marcelo Crivella