Marco Maciel pede voto de pesar pela morte de dom Luciano



O senador Marco Maciel (PFL-PE) apresentou, nesta segunda-feira (28), requerimento de voto de pesar pela morte de dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG), morto no último domingo (27), em São Paulo, de câncer.

O parlamentar apresentou condolências aos irmãos do arcebispo, Luís Fernando, Antonio Luis, Cândido e Maria da Glória Mendes de Almeida, bem como à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à Nunciatura Apostólica e à Arquidiocese de Mariana. As condolências foram transmitidas também ao Vaticano, através do núncio apostólico no Brasil, dom Lourenço Valdisseri.

Marco Maciel ressaltou o apostolado de dom Luciano Mendes de Almeida - que iniciou a vida religiosa em 1947 - em favor dos pobres e dos excluídos. Como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, criou a Pastoral dos Menores, causa a que se dedicaria por toda a vida. Lembrou que, como presidente da CNBB, dom Luciano lutou pela reforma agrária, em defesa dos direitos sociais e dos índios e pela renovação da Igreja depois do Concílio Vaticano II.

Marco Maciel disse que, como parlamentar, ministro da Educação e vice-presidente no governo Fernando Henrique Cardoso, tornou-se amigo de dom Luciano, a quem admirava por sua vocação para o diálogo e por ter buscado de forma construtiva encontrar soluções para a comunidade.

Acompanharam o voto de pesar de Maciel os senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), que presidia os trabalhos, e Paulo Paim (PT-RS), que lembrou as últimas palavras do religioso -"Lembrem sempre de nossos pobres" -, acrescentando que suas idéias permanecerão. O senador João Alberto, que presidia a sessão, destacou a simplicidade do arcebispo de Mariana.

28/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel pede voto de pesar pela morte de dom Basílio Penido

Marco Maciel apresenta voto de pesar pela morte de Olavo Setúbal

Gim Argello e Marco Maciel apresentam voto de pesar pela morte do artista plástico

Maciel pede voto de pesar pela morte de Edrísio Barbosa Pinto

Suplicy e Simon pedem voto de pesar pela morte de dom Luciano

Marco Maciel expressa pesar pela morte de seis pernambucanos