Maria do Carmo Alves quer universidade no sertão sergipano



Projeto da senadora reeleita Maria do Carmo Alves (PFL-SE), que autoriza o governo federal a criar a Universidade Federal do Sertão Sergipano (Unisse), tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e será examinado em decisão terminativa na Comissão de Educação (CE).

Na justificação do projeto, a senadora lembra que a melhoria dos indicadores de conclusão do ensino médio tem provocado a crescimento expressivo da demanda por vagas na educação superior, "que, ao longo da última década, experimentou uma expansão sem precedentes em decorrência da universalização do ensino fundamental".

Assim, argumenta Maria do Carmo Alves, a maioria dos estudantes que concluem a educação básica pública é compelida a desistir da formação acadêmica, quer pela insuficiência de vagas nas universidades públicas, quer por falta de recursos para o pagamento de instituições particulares.

O projeto (PLS 256/06) estabelece que a localização da sede da Unisse será na cidade de Poço Redondo. A universidade terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.

A senadora argumenta que a implantação da educação superior em Poço Redondo se mostra socialmente relevante, em vista da contribuição que pode dar para a mudança do quadro negativo dos indicadores de desenvolvimento humano na zona rural das microrregiões do município de Carira e do Sertão Sergipano do São Francisco.



26/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Toma posse suplente de Maria do Carmo Alves

Maria do Carmo Alves se diz preocupada com desnacionalização de empresas brasileiras

Valadares nega ter assinado ato em benefício de Maria do Carmo Alves

MARIA DO CARMO ALVES DIZ QUE AIDS CONTINUA ATEMORIZANDO A HUMANIDADE

MARIA DO CARMO ALVES ELOGIA CURRÍCULO DE ARMÍNIO FRAGA

Renildo Santana reassume vaga de Maria do Carmo Alves no Senado