Maria do Carmo destaca 147º aniversário de Aracaju



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) destacou o 147º aniversário de fundação da cidade de Aracaju, comemorado no último dia 17. Ela lembrou que Aracaju foi a primeira capital planejada do país, mais de 100 anos antes de Brasília. Com uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, a capital de Sergipe tem formato geométrico, imitando um tabuleiro de xadrez, idealizado em 1850 pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro, o faz com que a cidade seja simples e eficiente, afirmou.

Desde 1669 já existem registros do povoado de Santo Antônio de Aracaju, lembrou a senadora, mas foi em 17 de março de 1855, por vontade e obra do então presidente da província de Sergipe, Inácio Barbosa, que Aracaju foi elevada à condição de cidade e posteriormente de capital do estado.

Inácio Barbosa, segundo Maria do Carmo, tinha um sonho de colocar Aracaju no coração político e social de Sergipe. Para realizar essa façanha, queria construir um porto para escoar mercadorias e estimular o comércio da região Nordeste. Infelizmente, lamentou a senadora, não viveu para concretizar sua vontade. Os anseios do presidente da província foram atendidos em 1994, disse Maria do Carmo, com a inauguração, em sua homenagem, do porto Inácio Barbosa, no governo de João Alves Filho.

- Foram 139 anos de espera, mas hoje, a cerca de 50 quilômetros de Aracaju e 200 de Maceió, o porto escoa com facilidade e rapidez produtos variados - disse.

O Porto Inácio Barbosa, informou a senadora, embora construído pelo estado, em convênio com a Petrobras, funciona em moldes privados sob a administração da Vale do Rio Doce, apresentando um desempenho de excepcional competitividade, umas das maiores do país. A senadora ressaltou que, pela eficiência do porto, outros estados, como a Bahia, usam sua estrutura para incrementar atividades comerciais.



21/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo homenageia Aracaju

MARIA DO CARMO DESTACA I CONFERÊNCIA DE MULHERES

Maria do Carmo destaca papel feminino na educação

Maria do Carmo destaca inauguração de Centro de Memória

Maria do Carmo destaca trabalho de educadora em prol da infância

Maria do Carmo destaca papel da mulher como educadora