Mário Couto cobra reajustes maiores para aposentados e elogia oposição feita pelo PSDB



O senador Mário Couto (PSDB-PA) subiu à tribuna, nesta segunda-feira (17), para cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais sensibilidade em relação à situação dos aposentados brasileiros. Ele lembrou que os aposentados têm sido preteridos quanto ao reajuste dos seus benefícios, que tem ficado aquém da correção do salário mínimo, o que diminui gradativamente seu poder de compra. O fato, a seu ver, demonstra a falta de capacidade de gestão do governo atual.

Mário Couto explicou que o índice de reajuste das aposentadorias não tem chegado à metade do índice de reajuste do salário mínimo, que já é muito baixo. Em 2006, por exemplo, disse o senador, reajuste do salário mínimo foi de 16,77%, enquanto as pensões e aposentadorias foram reajustadas em apenas em 5%.

- O que é isso? É assim que se trata o aposentado? Entendo que o que falta realmente é capacidade de gestão a essa administração - protestou o senador.

Mário Couto ainda acusou o presidente Lula de receber uma alta aposentadoria, no valor de R$ 8 mil, decorrente de decisão da Justiça sobre anistiados do regime militar.

- Anistia de quê? - indagou o parlamentar.

Em seu discurso, Mário Couto elogiou a postura do PSDB e a coragem do líder do partido, senador Arthur Virgílio (AM), na discussão e votação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que acabou sendo rejeitada pelo Plenário do Senado a Casa na semana passada.

- Agora o povo sabe que o Senado tem uma oposição a seu favor, que luta com unhas e dentes pelos seus direitos - disse o senador, acrescentando que hoje a opinião da população sobre o Senado é bem diferente.

17/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto cobra investigação da Delta e diz que CPI será ‘das maiores pizzas’ que já passaram pelo Congresso

Mário Couto cobra mais atenção para aposentados brasileiros

Mário Couto cobra aprovação de propostas que beneficiam aposentados

Mário Couto cobra aprovação de matérias em benefício dos aposentados

Mário Couto cobra do governo medidas em favor dos aposentados

Mário Couto anuncia que PSDB e DEM vão obstruir votações se Câmara não votar projetos que beneficiam aposentados