Mário Couto reitera denúncia de crescimento da violência no Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA) protestou em Plenário nesta terça-feira (2) contra o crescimento da violência no estado que representa, o Pará. Conforme o parlamentar, o número de mortes que até recentemente era de três por dia, subiu para cinco mortes.

O parlamentar fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que auxilie a governadora petista Ana Júlia Carepa a adotar medidas para conter a escalada de violência no estado. Segundo afirmou o senador, dos R$ 21 milhões destinados ao estado em 2009 pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), foi utilizado 1,9 milhão, e o restante teria sido devolvido ao governo.

- Não se pode andar nas ruas de Belém - disse o senador, reclamando da falta de ação das autoridades contra a banalização dos crimes de morte no estado.

Mário Couto assinalou já estar cansado de denunciar tais ocorrências ao Ministério Público do estado e não ver resultados. Disse que sua intenção, ao voltar ao assunto na tribuna do Senado, não é fazer oposição à governadora Ana Júlia; mas observou que "está faltando competência e sensibilidade" a ela para lidar com o problema, que ele considerou inaceitável.

O senador utilizou um exemplar do jornal O Liberal datado de 23 de fevereiro e citou casos de diversos assassinatos, em sua maioria, cometidos contra adolescentes entre 13 e 16 anos de idade e durante assaltos. Mencionou também a situação de municípios no interior do estado, a exemplo de Baião, em que, após assalto ao Banco do Brasil, os bandidos atearam fogo à agência e amedrontaram a população, numa demonstração de força diante das autoridades públicas.



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto denuncia violência e corrupção no Pará

Mário Couto denuncia crescimento da criminalidade e apatia do governo do Pará

Mário Couto denuncia violência de prefeito de Novo Progresso (PA)

Mário Couto e Magno Malta debatem o crescimento da violência no país

Mário Couto denuncia empobrecimento do Pará

Mário Couto denuncia fraude no Detran do Pará