'Mato Grosso vive atualmente a maior crise na área da saúde de sua história', afirma Jayme Campos



Em discurso nesta quinta-feira (18), o senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou que o estado do Mato Grosso passa atualmente pela "maior crise na área da saúde de sua história". Ele citou dados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que foi instalada pela Assembleia Legislativa e investiga a situação do serviço público de saúde no estado.

- A saúde de Mato Grosso, lamentavelmente, hoje vive um dos piores anos da história republicana, no que diz respeito à saúde - afirmou.

Jayme Campos registrou que o Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, tem um rebanho bovino de mais de 25 milhões de cabeças e é um dos maiores produtores nacionais de algodão e milho. Entretanto, mesmo com essa pujança econômica, frisou o senador, a CPI da Saúde e a imprensa do estado já informaram que 120 mil pacientes esperam por atendimentos como exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade.

- Vale ressaltar que desse contingente, 63 mil pacientes aguardam apenas por uma consulta. Ou seja, padecem sem saber do que. Tombam sem ao menos saber de que mal sofrem - disse o senador.

De acordo com Jayme Campos, mais de cem pacientes morreram nos últimos dois anos esperando serem atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O senador enumerou outros dados da CPI: 1.500 pessoas aguardam cirurgia ortopédica; 500 esperam operação cardíaca; 300 por cirurgia neurológica; 13 mil pacientes aguardam uma ultrassonografia; cinco mil esperam por uma simples radiografia e oito mil na fila por uma ressonância magnética.

- É espantoso, no entanto, que o governo estadual assista, passivamente, a esse flagelo sem esboçar nenhuma reação. Algumas providências precisam ser adotadas. Não podemos aceitar que nossa gente morra à míngua por falta de cuidados elementares - opinou Jayme Campos ao propor que os senadores e deputados federais do Mato Grosso participem de reunião especial junto com os integrantes da CPI da Saúde para que se busque solução para a saúde pública do estado.



18/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mato Grosso respeita o meio ambiente, afirma Jayme Campos

Jayme Campos critica atendimento da saúde no Mato Grosso

Jayme Campos aponta o “esfacelamento” da saúde pública em Mato Grosso

Jayme Campos critica redução de repasses para a saúde pelo governo do Mato Grosso

Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"