Mauro Miranda defende liberação de recursos para o entorno do DF



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) alertou para a necessidade de o governo federal liberar as verbas previstas em emendas apresentadas pelas bancadas do Centro- Oeste ao Orçamento Geral da União de 2001, que destinam recursos à região do Entorno do Distrito Federal. São duas emendas, com valor total de R$ 8,5 milhões, e que têm como objetivo a implantação, ampliação e melhoria da infra-estrutura urbana na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno e Distrito Federal.

Para o senador, é necessária uma atuação conjunta da União e dos governos do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e dos municípios do Entorno para induzir o desenvolvimento na região, capacitando-a de infra-estrutura urbana e de serviços públicos, e ordenando sua expansão populacional. "Ainda há tempo para impedir que o Entorno do Distrito Federal venha a se tornar uma nova Baixada Fluminense", afirmou.

O Distrito Federal, na opinião de Mauro Miranda, está transformando-se em uma ilha de prosperidade e riqueza, cercada de miséria por todos os lados.

- Nunca vimos, na capital federal, tanta gente perambulando nas ruas a pedir esmolas, tantos dormindo nas calçadas da cidade, crianças pedindo nos sinais de trânsito e histórias de violência que estão se tornando corriqueiras: assaltos a residências, furtos, tiroteios, assassinatos e estupros - enumerou.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno e Distrito Federal, lembrou o senador, foi criada em abril de 1998. Fazem parte dela, além do Distrito Federal, 19 municípios goianos e dois municípios mineiros. Seu objetivo, acrescentou Mauro Miranda, é desenvolver os municípios do Entorno mediante o tratamento uniformizado com o Distrito Federal de toda sua área limítrofe, no que se refere ao planejamento e execução de serviços públicos e de programas de desenvolvimento, bem como na aplicação da legislação tributária.

Em aparte, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) destacou que o governo federal deve encarar a questão do Entorno com mais seriedade, e não apenas com palavras e discursos. Ele disse que não serão os R$ 8,5 milhões previstos nas emendas dos parlamentares da bancada do Centro- Oeste que resolverão o problema.

- Se o governo não atentar para a realidade do Entorno, amanhã nem o Congresso terá condições de funcionar convenientemente no Distrito Federal - afirmou.

02/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda cobra liberação de recursos para o entorno

VIOLÊNCIA NO ENTORNO DO DF PREOCUPA MAURO MIRANDA

Mauro Miranda defende prorrogação dos recursos destinados à irrigação

Mauro Miranda cobra apoio de FHC a policiais do Entorno do DF

MAURO MIRANDA QUER INSTALAÇÃO DE COMARCAS NA REGIÃO DO ENTORNO

Mauro Miranda denuncia "mentira" de governador sobre violência no entorno do DF