Mauro Miranda e Lando cobram ampla e efetiva reforma agrária



A realização de uma ampla reforma agrária é um dos principais desafios do novo governo, disse o senador Mauro Miranda (PMDB-GO). Segundo ele, o Estado deve agilizar o processo de desapropriação de terras para novos assentamentos, além de proteger a propriedade rural de quem contribui para o progresso do país.

- Sem fortalecer a agricultura e a pecuária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderá materializar o singelo ideal que não é só dele, hoje, mas de todos os homens de boa vontade nesse país, de combate à fome - afirmou Mauro Miranda, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Já o senador Amir Lando (PMDB-RO) disse temer não haver solução para o problema agrário no norte do Brasil. Ele afirmou que, em Rondônia, há muitas áreas desapropriadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sem que as terras sejam destinadas aos trabalhadores sem-terra, porque -o Incra não teve coragem de imitir-se da posse e dar essa terra ao povo que está lá nos acampamentos-.

Lando acha que somente uma decisão política resolverá a questão das terras, tratada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo ele, como uma causa ideológica.

- Se o MST cresce inclusive como um movimento de caráter ideológico, político, no sentido de uma organização que pretende tomar o poder, é porque não se está dando curso efetivo à reforma agrária.



16/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda defende discussão ampla sobre segurança

Suplicy utiliza dados do Incra para mostrar que reforma agrária foi mais efetiva no governo de Lula

Mozarildo cobra do governo ampla reforma agrária

Lando defende reforma agrária na Amazônia

Lando diz que reforma agrária é imperativo nacional

Lando critica "morosidade" da reforma agrária