Meio Ambiente capacita municípios para combate ao desmatamento na Amazônia



Os 43 municípios que mais devastam a Amazônia vão receber capacitação e apoio técnico para substituírem práticas que degradam o meio ambiente por atividades econômicas sustentáveis.

 

A Operação Arco Verde, nos 43 municípios da Amazônia Legal com os maiores índices de desmatamento, vai capacitar e dar apoio técnico aos gestores ambientais municipais e representantes da sociedade civil locais. A ideia é fortalecer institucionalmente os municípios para a gestão ambiental, expandir práticas sustentáveis que vêm dando certo e contribuir para a mudança do perfil das economias, estimulando a exploração econômica da floresta em pé e as práticas ambientalmente sustentáveis.

 

Os cursos são presenciais e serão realizados em mais sete pólos, três no Pará: Altamira, Marabá e Santana do Araguaia, três em Mato Grosso: Alta Floresta, Confresa e Juina e um na capital Porto Velho, em Rondônia, congregando 43 municípios.

 

O trabalho começa em 5 de outubro e atende simultaneamente a todas as localidades. O curso será dividido em cinco módulos de 40 horas cada, somando 200 horas-aula, e inclui teoria e prática. Em dez semanas, todos os municípios serão atendidos.

 

O município que não tiver estrutura voltada para a preservação ambiental será orientado e receberá apoio técnico para criar uma. A proposta é dotar todos os 43 municípios de setores específicos para o meio ambiente.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



27/09/2010 16:40


Artigos Relacionados


Secretaria do Meio Ambiente capacita municípios para elaboração de planos de resíduos

Representante do Ministério do Meio Ambiente destaca ações do governo para conter desmatamento na Amazônia

Meio Ambiente lista municípios prioritários para proteção contra desmatamento do Cerrado

Meio Ambiente anuncia novos dados do desmatamento da Amazônia na segunda

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia detecta aumento do desmatamento em agosto

Anibal Diniz comemora Dia do Meio Ambiente lembrando queda do desmatamento na Amazônia