Meio Ambiente: Plano Nacional de Recursos Hídricos é apresentado em São Paulo



O Plano de Águas do Brasil terá espaço temporal de 15 anos e terá alguns dos seus tópicos revisados a cada quatro anos

O Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH, aprovado em 30 de janeiro deste ano no Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH, foi objeto de apresentação pública nesta quinta-feira (22/06) em São Paulo, na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA. O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente - SRH/MMA, João Bosco Senra, foi quem expôs o “Plano de Águas do Brasil” no evento, que contou também, em sua abertura, com as presenças do presidente da CETESB, Otavio Okano, do chefe de Gabinete da SMA, João Gabriel Bruno, do coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rui Brasil Assis, e do representante do Fórum Brasileiro de ONGs, Gustavo Cherubine. A síntese do Plano está disponibilizada na internet, no endereço http://pnrh.cnrh-srh.gov.br.

Conforme explicou o secretário nacional dos Recursos Hídricos, este encontro público em São Paulo, organizado pela SRH/MMA com apoio dos órgãos estaduais, foi o 19º do total de encontros estaduais previstos para a apresentação do PNRH, que tiveram início na Bahia, no final de maio e deverão ser encerrados em 30 de junho. Ele lembrou também que a realização desses eventos já era prevista na metodologia do Plano, visando dar o devido retorno à sociedade como um todo, que contribuiu significativamente para a sua confecção e aprovação. Ele esclareceu, ainda, que a atual fase do plano é o da sua implantação e, mais especificamente, de sua divulgação, com a devida solicitação, mais uma vez, da participação da sociedade civil, já que são necessárias revisões e detalhamentos, “portanto, com espaço para todos que quiserem colaborar”, disse.

Lançado no dia 3 de março pela Presidência da República, o Plano de Águas do Brasil terá espaço temporal de 15 anos - até 2020 - e terá alguns dos seus tópicos revisados a cada quatro anos, de acordo com os planos plurianuais. O Brasil é o primeiro país do sul do continente a concluir seu planejamento estratégico de gestão de águas dentro do prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda da Cúpula de Joanesburgo (Rio + 10) e das Metas do Milênio, que indicaram aos países integrantes da ONU que elaborassem seus planos de gerenciamento integrado dos recursos hídricos até 2005.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos foi construído durante quase três anos com a participação de mais de 7 mil pessoas, entre representantes de governos estaduais, organizações não-governamentais, movimentos sociais, usuários, populações tradicionais e indígenas, entre outros, em todos os estados da Federação, e com discussão e levantamento nas 12 regiões hidrográficas do

06/23/2006


Artigos Relacionados


Ambiente: Xico Graziano recebe o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Plano Nacional de Recursos Hídricos

Projetos/Secretaria do Meio Ambiente será reforçado com Conselho e Fundo de Investimento de Recursos Hídricos

Brasil vai revisar Plano Nacional de Recursos Hídricos

Meio Ambiente: Curso terá palestras sobre recursos hídricos, mananciais e cobrança pelo uso da água

Meio Ambiente: Curso terá palestras sobre recursos hídricos, mananciais e cobrança pelo uso da água