Mercadante: Congresso pode aprofundar a retomada do crescimento econômico



Ao anunciar que a economia brasileira cresceu 2,7% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo trimestre de 2003, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) opinou que o Congresso pode contribuir para a manutenção da estabilidade econômica e para que os números da economia melhorem ainda mais. Neste sentido, ele defendeu a aprovação de projetos como o de estímulo à habitação popular, o das parcerias público-privadas, o da nova Lei de Falências, o da Lei de Biossegurança, e as reformas tributária e do Judiciário.

- Com medidas que barateiem e ampliem o crédito, que dêem segurança aos investimentos estruturais público-privados e que garantam a redução do spread bancário, teremos resultados mais consistentes e poderemos enfrentar as turbulências financeiras internacionais provocadas pelo aumento do preço do petróleo e pela possibilidade de os Estados Unidos ampliarem sua taxa de juros - afirmou Mercadante.

Segundo o líder do governo no Senado, os dados sobre a economia divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo. Ele explicou que esse crescimento foi puxado principalmente pelo agronegócio, que teve um aumento de 6,4% nos primeiros três meses deste ano (comparado com o mesmo período de 2003), e pela indústria de transformação, que, seguindo a mesma comparação, teve uma ampliação de 6%.

Por outro lado, Mercadante registrou que a construção civil continuou apresentando uma taxa negativa, de -2,3%, embora tenha sido detectada uma certa recuperação, já que no ano passado o setor apresentou um resultado de -8,5%. O senador petista analisou que se o país mantiver os percentuais registrados na agricultura e na indústria de transformação e também avançar na construção civil, ao final do ano poderá apresentar um resultado melhor do que o previsto, que é um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de 3,5%.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) avaliou que apesar do crescimento do PIB anunciado pelo IBGE ter sido melhor do que o previsto pela maioria dos analistas de mercado, os números ainda estão aquém do desempenho da economia da grande maioria dos países emergentes. Ele comparou que enquanto o PIB brasileiro cresceu 2,7%, a China cresceu 9,8%, a Malásia 7,6%, o Chile 4,8%, a Venezuela 29% e a Argentina 10,5%.

Já o senador Alberto Silva (PMDB-PI) cumprimentou Mercadante pela clareza com que mostrou as possibilidades do Brasil voltar a crescer de maneira mais expressiva e com percentuais sustentáveis. Ele também detalhou que sua proposta de criar uma câmara de gestão para solucionar o problema das estradas brasileiras, elogiada por Mercadante, poderá tirar o país da situação atual e ainda gerar um milhão de empregos.



27/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli ressalta retomada do emprego e do crescimento econômico

Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico

CAE DISCUTE RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO COM TÁPIAS E CALABI

CAE aprova projetos que favorecem a retomada do crescimento econômico, diz Alcântara

Agripino desafia governo a discutir retomada do crescimento econômico com parlamentares