Mesquita Júnior prevê fortalecimento do Mercosul com criação de Parlamento e ingresso da Venezuela



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), disse em discurso que a criação do Parlamento do Mercosul, prevista para o final do ano, e o ingresso da Venezuela no Mercado Comum do Sul, oficializada esta semana, poderão fortalecer o bloco e ampliar a integração dos países latino-americanos.

- Agora poderemos, se tivermos inteligência, trabalhar mais, gerar mais riquezas e beneficiar os trabalhadores de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Geraldo Mesquita esteve na Venezuela participando do encontro da Comissão Parlamentar Conjunta que antecedeu a solenidade de adesão do novo membro do Mercosul. Ele também representou o Senado brasileiro na sessão do Congresso Venezuelano em que foi aprovada o ingresso do país no bloco.

O representante do Acre afirmou ainda que é preciso estender ao resto da população os benefícios propiciados pelo Mercosul. Para ele, até agora os trabalhadores e as micro, pequenas e médias empresas não têm tido seus interesses contemplados dentro do Mercado Comum do Sul.

Geraldo Mesquita cobrou, ainda, o aumento da integração dos países do bloco, sobretudo nos aspectos sociais e culturais, e não apenas sob o ponto de vista comercial, que é o que vem sendo privilegiado. Um dos benefícios dessa maior integração, segundo o senador, seria a implementação de uma política comum de combate à febre-aftosa, que periodicamente gera problemas na região.

06/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior quer ensino obrigatório de Espanhol e defende ingresso da Venezuela no Mercosul

Mesquita Júnior prevê que Parlamento do Mercosul será instalado em dezembro

Mesquita Júnior comenta encontro do Parlamento do Mercosul

Mesquita Júnior pede calendário para comissões do Parlamento do Mercosul

Mesquita Júnior é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Mesquita Júnior anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul