Mesquita lamenta ausência de debates sobre a Amazônia no Brasil



Ao registrar a realização, no final de abril, em Londres, de um seminário promovido pelo príncipe Charles para debater a preservação da floresta amazônica, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) lamentou que o tema não esteja empolgando a sociedade brasileira e o próprio Senado Federal. Para este seminário foram convidados 30 brasileiros, que representarão o governo, os partidos e a sociedade.

- Charles quer debater ações internacionais destinadas a melhorar a qualidade de vida de quem mora na floresta. Seu entendimento é o de que eles são fundamentais na preservação da mata. Que chique, não? Ainda bem que o herdeiro do trono inglês se preocupa com a qualidade de vida de quem mora na floresta amazônica, porque no Brasil poucos têm essa preocupação - afirmou.

Mesquita Júnior lembrou que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestou a intenção de requerer a relatoria, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que autoriza o Poder Executivo a criar o Ministério da Amazônia. Na sua avaliação, a criação desse ministério nunca foi tão oportuna e necessária, pois seria possível concentrar instituições e ações na execução de um projeto nacional para a Amazônia.

- Essa seria a primeira e principal tarefa do pretendido ministério: coordenar a elaboração desse projeto, levando em conta a diversidade da Amazônia. Além da presença permanente da Polícia Federal, importante mesmo para a Amazônia é ser ocupada por batalhões de técnicos, pesquisadores e cientistas nacionais, movidos e estimulados pela vontade política de promovermos um grande inventário e um amplo zoneamento econômico-ecológico - argumentou.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) informou, em aparte, que é um dos 30 convidados brasileiros para debater a Amazônia em Londres. Ele considerou que a Amazônia é um problema do Brasil e do resto do mundo e que os brasileiros têm a responsabilidade de mantê-la e aproveitar seus recursos sem destruí-la.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque lamenta ausência de debates no Parlamento

Jornalista lamenta ausência de presidente do COB em debate sobre mandato de dirigentes

Mesquita Júnior lamenta desemprego juvenil no Brasil e pede apoio a PEC de sua iniciativa

Requião reclama de ausência de autoridades da Educação nos debates da CE

José Jorge critica ausência da base do governo nos debates do Senado

Belém sedia ciclo de debates sobre interpretações da Amazônia