Ministério da Justiça divulga recall de duas marcas de automóveis



O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, comunicou na quarta-feira (4) que a empresa BMW do Brasil Ltda. protocolou campanha para verificar a fixação do conector do cabo da bateria no assoalho de veículos da Série 5, Série 5 Security e Série 6, fabricados de março de 2003 a julho de 2010.

O recall teve início em 30 de março e abrange 1.834 veículos. A numeração de chassi, não seqüencial, está compreendida entre os intervalos: B077632 a CX18425 (Série 5); RA17500 a RA27108 (Série 5 Security); e B200649 a CV56304 (Série 6).

Os consumidores devem comparecer a um dos representantes da empresa, já que existe possibilidade de má fixação do conector do cabo da bateria, o que pode ocasionar falha no fornecimento de energia. Em relação aos possíveis riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que pode ocorrer “superaquecimento no ponto de fixação do cabo positivo da bateria, podendo gerar princípio de incêndio no carpete do porta-malas do veículo e danos físicos aos seus ocupantes”. No entanto, não foi registrando nenhum acidente no Brasil até o momento.

Outras informações podem ser obtidas no site da empresa.

O DPDC também informou o recall protocolado pela Nissan do Brasil Automóveis Ltda. A campanha de chamamento visa a substituição do chicote do ajuste elétrico do banco do motorista dos veículos Nissan Frontier e Nissan Pathfinder, fabricados na Espanha entre 2005 e 2009.

A campanha teve início em 2 de abril e abrange 783 veículos, com numeração de chassis, não sequencial, compreendida entre o intervalo de VSKCVND40U0119404 a VSKCVND4070144648, para veículos Frontier, e de VSKJVWR5160033514 a VSKJVWR5190338686 para os veículos Pathfinder.

Segundo a empresa, "foi detectado mau funcionamento do chicote do sistema elétrico do banco do motorista, que pode não funcionar ou ser acionado de forma involuntária". Quanto aos riscos à saúde e segurança, destacou que o defeito, em alguns casos, "pode ocasionar o ajuste involuntário ou o não acionamento do mesmo, havendo a possibilidade de causar acidentes". A empresa informou, também, que nenhum caso de acidente foi registrado até o momento.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 011 1090 ou no site.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou a troque o produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais detalhes sobre as campanhas de chamamento estão disponíveis na página do DPDC.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



05/04/2012 16:48


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça anuncia recall de duas linhas de veículos

Ministério da Justiça divulga recall de baterias de notebooks

Ministério da Justiça regulamenta Diretório Nacional de Marcas

Ministério da Justiça convoca recall de preservativos

Ministério da Justiça alerta para recall de brinquedos

Ministério da Justiça anuncia recall de picape e quadriciclo