Ministério fiscaliza condições de trabalho nas embarcações e portos do Amapá



Termina nesta sexta-feira (27) a ação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário, em Macapá. Durante cinco dias, auditores fiscais do trabalho de todo o Brasil fiscalizaram portos e embarcações em Santana, cidade próxima à Macapá, Amapá. 

A inspeção envolveu atributos de legislação e segurança do trabalhador. No porto privativo do grupo Anglo American, unidade responsável por exportar o minério proveniente de Pedra Branca do Amapari, os auditores observaram, entre outros itens, se os empregadosres estão lembrando do descanso semanal, intervalos intra e interjornadas, além realizarem a inspeção física no píer e no convés das embarcações. 

Também foram fiscalizados dois dos mais importantes terminais hidroviários da região - o Porto do Grego e o Porto do São Benedito - responsáveis pelo transporte de passageiros e cargas para o interior e para o estado do Pará. Ambas as empresas foram notificadas para aperfeiçoar as instalações elétricas e melhorar as condições do piso das balsas, entre outros itens.

A ação teve também teve o objetivo de treinar os novos auditores fiscais do trabalho locais para uma atuação eficaz na área portuária e aquaviária. 

 

Embarcações 

Em parceria com a Capitania dos Portos, a equipe fiscalizou ainda as condições de trabalho nas embarcações da região. Ao todo foram inspecionadas 17 embarcações, incluindo os de passageiros, de cargas, e os rebocadores.

“Nas embarcações, estamos atentos a questões de segurança do trabalhador e aos direitos básicos, como o registro em Carteira de Trabalho e folga. Já foi constatado que o trabalhador aquaviário fadigado tem mais possibilidades de causar e, principalmente sofrer acidentes”, disse a auditora Hilana Pereira, coordenadora da iniciativa no Amapá. 

Participaram da ação cerca de dez fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amapá, além de auditores do Rio de Janeiro, Pará, Rondônia e Amazonas. A estimativa é que tenham sido beneficiados cerca de 800 trabalhadores. 

 

Grupo móvel 

O Ministério do Trabalho dobrou, a partir deste ano, o número de ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário. Atualmente, são realizadas duas ações por mês. 

Para as operações, são convocados auditores que já desenvolvem a atividade nas unidades pelo Brasil. O projeto é gerenciado pela Coordenação Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário, subordinado à Secretaria de Inspeção do Trabalho.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego

 

27/04/2012 18:59


Artigos Relacionados


Ministério fiscaliza trabalho infantil no carnaval

Receita Federal fiscaliza embarcações no Rio de Janeiro

Ministério do Trabalho promove encontro sobre portos

Atualizada norma para promoção da saúde em portos e embarcações

Secretaria de Portos quer organizar lixo nos terminais e embarcações brasileiras

Secretaria de Portos prepara infraestrutura para receber grandes embarcações na Copa de 2014