Ministra do Meio Ambiente pedirá na Rio+20 desenvolvimento com sustentabilidade



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse, em evento realizado na Fundação Getulio Vargas, no Rio, que o maior desafio na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é encontrar caminhos que possibilitem a opção dos agentes econômicos pelo crescimento com sustentabilidade. Por isso, segundo ela, é necessário criar alternativas de crescimento de curto prazo, capazes de se estabelecer no médio e longo prazo.

"A Rio +20 é um momento único para se discutir perspectivas e caminhos para o desenvolvimento sustentável",  afirmou a ministra, lembrando que o Brasil já tem fazenda com 100 mil cabeças de gado certificada internacionalmente como sustentável, mas ainda convive com uma produção agropecuária de baixa produtividade e que ainda devasta a Região Amazônica.

 

Efeito Estufa

Para Izabella, o modelo produtivo que derruba a floresta, além de não se sustentar ambientalmente, também não faz sentido do ponto de vista econômico. Izabella disse que o Brasil tem papel estratégico na reunião patrocinada pela ONU, porque é o País que mais faz pela preservação ambiental e que mais reduz as emissões de gases que causam o efeito estufa. Na sua avaliação, o que estará em questão no encontro, apesar do contorno ambiental é a geopolítica do desenvolvimento.  "Esse debate não ficará restrito aos ambientalistas de plantão", salientou.

A idéia de desenvolvimento sustentável foi consolidada pela Rio-92, encontro patrocinado há 20 anos pela ONU para debater a questão ambiental, e prevalece até hoje, mas a Rio+20 precisa avançar em sua implementação, avaliou a ministra, na sexta-feira (18). "Todos concordam, mas há um descompasso entre concordar e colocar em prática", acrescentou. Por sua biodiversidade e seu papel econômico, os oceanos também vão estar entre os temas estratégicos para a conferência. Izabella avalia que o  debate envolvendo economia, meio ambiente e inclusão social deve ser feito de forma integrada.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



21/05/2012 15:53


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove estudos para desenvolvimento do ecoturis

Ministério do Meio Ambiente promove cursos de sustentabilidade

Correios comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de sustentabilidade

Ministério do Meio Ambiente e Unilever apresentam planos de sustentabilidade

Ministra do Meio Ambiente diz que o planeta tem limites

Meio Ambiente: Curso vai discutir espaços urbanos, clima e sustentabilidade das cidades