Ministro chinês leva a Sarney intenção de estreitar laços com o Brasil



Reforçar os laços de amizade e o relacionamento comercial e cultural entre o Brasil e a China. Esse foi o tema do encontro entre o presidente do Senado, José Sarney, e o membro do Birô Político e ministro de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China, Liu Yunshan, e sua comitiva nesta quinta-feira (2).

Durante o encontro, Sarney lembrou sua visita à China, em 1988, quando então presidente do Brasil, defendeu junto ao Chefe do Poder Executivo daquele país na época, Deng Xiaoping, o estreitamento das relações entre os dois países.

- Naquela ocasião, ele me disse que só o tempo iria construir essas relações. E hoje vejo com grande satisfação que o Brasil tem a China como um grande parceiro mundial e temos a intenção de estreitar cada vez mais esse relacionamento - afirmou a Liu Yunshan.

Sarney ainda parabenizou o governo chinês pela maneira como o país está enfrentando a crise internacional e ressaltou que o Brasil, embora esteja sentindo os reflexos da crise financeira, também "a está enfrentando sem grandes abalos na economia".

Liu Yunshan lembrou a Sarney que Brasil e China, por possuírem posição similar em relação a assuntos internacionais, principalmente após a crise, estão se aproximando cada vez mais com o objetivo de enfrentar os abalos mundiais.

- O Brasil tem recursos naturais muito ricos e tecnologia avançada. Vamos fazer um esforço para aumentar ainda mais nossas relações bilaterais" - concluiu Liu Yunshan.



02/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


"É importante estreitar laços entre Brasil e Estados Unidos", diz Mantega

Maciel diz que mostra portuguesa ajuda a estreitar laços entre Portugal e Brasil

Brasil pode estreitar cooperação com polo importador chinês

Presidente quer estreitar laços com a Espanha

Sarney louva laços de amizade entre Brasil e Cabo Verde

Sarney recebe vice-presidente do parlamento chinês e lembra relações entre Brasil e China