Ministro do Planejamento diz que prorrogação de CPMF e DRU é necessária para execução do Orçamento de 2008



O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, defendeu na tarde desta terça-feira (8) a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e também da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Segundo ele, isso é necessário para que o governo federal possa executar o Orçamento da União de 2008. A prorrogação - até o final de 2011 - está prevista em proposta de emenda à Constituição (PEC 50/07) que atualmente tramita na Câmara dos Deputados.

Paulo Bernardo fez essas declarações durante audiência pública realizada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), também conhecida como Comissão Mista de Orçamento, na qual se discutiu o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o qual chegou ao Congresso Nacional no mês passado.

- Contamos com a aprovação da PEC. Se isso não ocorrer, evidentemente o Congresso vai nos ajudar a fazer adequações - afirmou ele após a sessão, ressaltando que as receitas advindas da CPMF representam "pouco mais de R$ 30 bilhões por ano".

A posição do ministro foi defendida por Francisco Dornellles (PP-RJ), relator, no Senado, da Subcomissão Temporária da Reforma Tributária. O parlamentar disse que "a CPMF é a mais retrógrada, atrasada e regressiva das incidências tributárias que existem no Brasil; atinge os mais pobres, é uma incidência em cascata e, no momento em que se tem uma inflação bastante reduzida, a alíquota de 0,38% é absurda".

- Mas não há outro caminho, porque sem a receita da CPMF teríamos grandes problemas orçamentários - ressalvou ele, acrescentando que, em relação à DRU, "também não há outro caminho".



08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito critica ministro do Planejamento por defender prorrogação da CPMF

CAE convidará ministro da Fazenda para discutir prorrogação da CPMF

Senadores vão discutir com ministro da Fazenda e presidente da Fiesp prorrogação da CPMF

Ministro do Planejamento entrega a Sarney proposta do Orçamento da União para 2004

Três meses após o fim da CPMF, Congresso termina votação do Orçamento 2008

Ministro do Planejamento explica orçamento ao Congresso