Ministros condenam hipótese de terceiro mandato para Lula



Em meio ao debate sobre a prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na quinta-feira (1º), os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Saúde, José Gomes Temporão, registraram posição contrária à proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição consecutiva para cargos majoritários.

A idéia foi trazida à tona na Câmara pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG). A PEC foi aprovada pela CCJ da Câmara em 2000 e desarquivada em abril desse ano. Se levada adiante, a matéria pode abrir uma brecha para um eventual terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Guido Mantega, o debate é "extemporâneo" e "não tem cabimento".

- Essa discussão enfraquece o próprio presidente, que está em pleno exercício do seu mandato. Passa a impressão de que o governo acabou, que está fraco. O presidente Lula não comunga dessa idéia. Essas iniciativas estão sendo tomadas à sua revelia - disse.

Paulo Bernardo concorda:

- É completamente fora de propósito. Uma das prioridades da democracia é a alternância de poder - afirmou.

Temporão acrescentou:

- É um disparate total, uma discussão que não ajuda ninguém. O próprio presidente já se manifestou de forma contrária à idéia.

Senadores petistas, como Sibá Machado (PT-AC), procuraram reforçar os argumentos. Ele frisou que a proposta do PT sobre a reeleição vai no sentido contrário - pela sua extinção e extensão dos mandatos para cinco anos. Eduardo Suplicy (PT-SP) também disse comungar da posição dos ministros governistas.

Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), um terceiro mandato do presidente Lula representaria o "fim da democracia".

- Tem gente que está com saudade antecipada das mordomias da máquina. O presidente deveria dizer não só que a idéia é inoportuna, mas que é repulsiva - afirmou.

01/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Sarney, Lula não cogita terceiro mandato

Mão Santa critica os que defendem terceiro mandato para Lula

Terceiro mandato para Lula não faz sentido, diz Eduardo Suplicy

Mão Santa diz que terceiro mandato para Lula não passa no Senado

Mão Santa: "Terceiro mandato para Lula não passa no Senado"

Garibaldi Alves diz que terceiro mandato de Lula é um passo para o autoritarismo