Ministros de Comunicação da América do Sul se reunirão em Brasília



Os ministros de Comunicação dos países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) se reunirão pela primeira vez em Brasília, no dia 29 de novembro. O objetivo é discutir a interconexão de banda larga entre os países da América do Sul. No dia 30 de novembro, o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan) também irá participar de uma reunião para discutir projetos de integração da infraestrutura física regional que integram o Plano de Ação Estratégico (PAE) para a região.

Os ministros de Comunicação da Unasul apóiam a inclusão no PAE da diretriz que promove o fomento e uso intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação, além de projetos que promovam a integração da infraestrutura de comunicações para permitir a expansão e o uso da banda larga na região.

Os ministros deverão assinar documento em que declaram considerar que o acesso ao sistema de internet em banda larga é instrumento para promover o crescimento econômico, inclusivo e democrático dos países da América do Sul. Além disso, o documento afirma a necessidade de expandir, nos próximos anos, as interligações entre os países sul-americanos. Os investimentos em telecomunicações para massificar o uso da internet, impulsionam a geração de emprego e renda, direta e indiretamente.

O ministro das Comunicações do Brasil, Paulo Bernardo, declarou que o alto custo das ligações realizadas em roaming internacional dificulta o aumento do uso dos smartphones durante as viagens internacionais. Além disso, destacou recentemente a proposta de um projeto de construção conjunta de um Anel Ótico Sul-Americano para aumentar a conexão entre os países da região e reduzir os custos de transmissão de dados, hoje muito elevados para quem viaja ao exterior.

Dados mostram que o componente com maior incidência sobre os custos de conexão é o tráfego por interconexão internacional, o que representa cerca de 40% dos custos. A baixa interconexão entre os países sul-americanos aumenta os custos das rotas internacionais e afeta a comunicação entre os países vizinhos.

Outros dados apresentados recentemente pelo professor Raul Katz, da Universidade de Columbia (EUA) mostram que para cada aumento de 10 pontos percentuais na penetração da banda larga, há aumento de 0,037 ponto percentual do PIB do País. Se for considerado o crescimento da banda larga associado à inclusão digital da população, pode haver um crescimento de até 0,5 ponto percentual no PIB, segundo dados mostrados pelo especialista.

Fonte:

Ministério das Comunicações



17/11/2011 13:26


Artigos Relacionados


Brasília recebe fórum internacional sobre comunicação pública na América Latina

Brasil recebe ministros da America Latina e do Caribe

Comunicação apresenta proposta para construção de anel óptico na América do Sul

Países da Unasul renovam compromisso de interligar redes de comunicação na América do Sul

Comissão de Comunicação vota pedido de audiência com ministros e autorização para funcionamento de rádios e TV

Começa no Interlegis o IV Seminário Internacional de Comunicação de Brasília