Mostra de cinema exibe filmes restaurados dos anos 60 e 70



A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Sociedade Amigos da Cinemateca realizam, a partir desta quarta-feira (23) até domingo (27), a Mostra de Cinema Marcas da Memória.

A programação conta com obras que foram restauradas pelo projeto “Memória Cinematográfica Para Um Tempo Sem Memória”. A abertura da mostra será às 20h, na sede da Cinemateca Brasileira: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo. A entrada é gratuita.

Entre os filmes recuperados estão: Os fuzis, de Ruy Guerra; Manhã cinzenta, de Olney São Paulo; Os anos passaram, de Peter Overbeck; e Libertários, de Lauro Escorel.

Conhecendo o passado

De acordo com a diretora da Comissão de Anistia do MJ, Amarílis Busch Tavares, o Marcas da Memória reúne depoimentos, sistematiza informações e fomenta iniciativas culturais que permitem à sociedade conhecer o passado e dele extrair lições para o futuro.

"O projeto seleciona anualmente projetos de preservação, divulgação e formação da memória da anistia política e do processo de justiça de transição no Brasil. A Cinemateca foi um das nove propostas selecionadas para 2013", explica Amarílis.

Podem participar das seleções quaisquer Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e entidades privadas sem fins lucrativos. Os interessados devem se cadastrar no Portal dos Convênios (Siconv) e encaminhar propostas para a realização de projetos ligados a perseguições políticas ocorridas no Brasil no período da ditadura militar (1946 a 1988).

"A iniciativa visa preservar a memória do período ditatorial, levar ao conhecimento público o que aconteceu naquele momento de exceção, para se criar um legado positivo com relação ao aprendizado desse período", acrescenta a diretora.

Os projetos são analisados por um comitê de seleção composto por integrantes do Ministério da Justiça, da Comissão de Anistia e representante da sociedade civil, sem vínculo de qualquer natureza com quaisquer das entidades proponentes.

Informações e esclarecimentos complementares para as chamadas públicas podem ser obtidos por meio do e-mail: [email protected].

Programação

23.10 | quarta

20h00 Sessão de abertura | Libertários

 

24.10 | quinta

18h00 O caso dos irmãos naves

20h00 O fio da memória

 

25.10 | sexta

18h00 Os anos passaram | Manhã cinzenta

20h00 Imagens do inconsciente: no reino das mães

 

26.10 | sábado

18h Os fuzis

20h Imagens do inconsciente: em busca do espaço cotidiano

 

27.10 | domingo

18h Cabra marcado para morrer

20h Imagens do inconsciente: a barca do sol

 

Fonte:
Ministério da Justiça



23/10/2013 10:52


Artigos Relacionados


Cinema: Cinusp exibe filmes da 17º Mostra Internacional de Curta Metragens de São Paulo

Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça

Secretaria da Cultura exibe filmes raros do cinema nacional dentro do projeto Cinema na Praça

Festival de cinema latino de São Paulo exibe mais de 70 filmes

Cultura: Festival de Cinema Judaico exibe seleção dos melhores filmes

Cultura: Festival de Cinema Judaico exibe seleção dos melhores filmes