Movimentação de minério de ferro nos portos do País é recorde em 2010



O minério de ferro respondeu por cerca de 38% do total de cargas transacionadas pelas instalações portuárias brasileiras em 2010. É o principal produto em termos de tonelagem. A movimentação total registrada foi de 311 milhões de toneladas, 16,1% maior do que em 2009. Os dados foram divulgados, na terça-feira (24), no site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Assim como no total geral de cargas, 2010 foi o ano de maior tonelagem movimentada da série histórica de minério de ferro, situando-se 11% acima do antigo recorde alcançado em 2008.

A movimentação recorde, segundo dados do Sistema de Desempenho Portuário da Antaq, é resultado da recuperação econômica de importantes parceiros comerciais como Japão e Alemanha.

O Brasil exportou mais de 85% do minério de ferro produzido em 2010 – sendo o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, atrás apenas da Austrália - e o quarto em reservas, cerca de 29 bilhões de toneladas, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

As exportações alcançaram 305,9 milhões de toneladas, crescimento de 15,4% frente a 2009, quando foram exportadas 265,1 milhões de toneladas.

Em 2010, os principais consumidores do minério de ferro brasileiro foram a China, Japão, Alemanha, Coreia do Sul e Argentina. Juntos, esses países consumiram mais de 70% de todo o minério exportado pelo Brasil, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (Mdic).

Com relação ao tipo de instalação portuária responsável pela movimentação do minério, os terminais de uso privativo (TUPs) foram os principais movimentadores da carga (85% da movimentação). Para o gerente de Desenvolvimento e Desempenho Portuário da Antaq, Bruno Pinheiro, essa predominância dos TUPs é normal, “pois o minério de ferro é escoado em sua maior parte por instalações altamente especializadas, principalmente pelos terminais de empresas como a Vale”, explicou.

Das cinco principais instalações portuárias que movimentaram minério de ferro em 2010, quatro são TUPs: CVRD Tubarão (ES), Ponta da Madeira (MA), MBR (RJ) e Ponta de Ubu (ES). Completa a lista o Porto de Itaguaí (RJ). Juntas, as cinco unidades responderam por mais de 95% de todo minério movimentado em 2010.


Fonte:
Antaq



25/05/2011 15:55


Artigos Relacionados


CI examina aumento da compensação financeira pela exploração de minério de ferro

Clésio Andrade propõe aumento da alíquota pela exploração de minério de ferro

País tem potencial para triplicar safra recorde de grãos de 2010, diz Neuto de Conto

Movimentação de cargas nos portos e terminais cresce 7,7% no 1º trimestre de 2011

Jucesp tem movimentação recorde em 2012

Porto de Santos tem movimentação recorde em janeiro