Mozarildo critica governador de Roraima e aponta problemas na administração estadual



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) voltou a criticar, em discurso nesta sexta-feira (4), o governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), que está deixando o cargo para se candidatar ao Senado.

Segundo o parlamentar, há graves problemas de gestão, e Roraima é hoje um estado deficitário, que gasta mais do que arrecada e com deficiências em setores importantes como saúde, educação e segurança.  Diante do quadro, o parlamentar informou que já enviou pedidos de providências ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público e a outros órgãos de fiscalização e controle.

— As revistas Época e Veja já publicaram, inclusive, a foto aérea da mansão construída por ele nesse período que está no governo, tendo saído da condição de empresário falido para governador multimilionário. Então, é lógico que não foi com os recursos inerentes ao cargo de governador que ele fez isso — atacou Mozarildo, que na semana passada, já havia defendido a cassação de Anchieta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por corrupção.

Mozarildo mostrou-se revoltado com o fato de a Assembleia Legislativa local ter aprovado o fornecimento de mais quatro seguranças particulares para Anchieta Júnior.

— A lei estadual já previa que os ex-governadores teriam direito a dois seguranças após a passagem pelo governo; agora ele terá direito a seis, num estado onde existe apenas um policial para cada 300 habitantes e faltam viaturas e até gasolina —reclamou.

O senador explicou que faz questão de denunciar as “maracutaias e a corrupção” do governador que deixa o cargo para que não se diga depois que ninguém levantou a voz para denunciar.

– Quero deixar minha consciência tranquila que fiz a minha parte. Cabe a justiça e ao povo de Roraima fazerem o mesmo – acrescentou Mozarildo Cavalcanti.

Reformas

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que nenhum homem público honesto fica rico apenas com a carreira política. Ele também destacou o fato de o Brasil ganhar a partir de hoje 15 novos governadores, que assumem o posto com a desincompatibilização de seus antecessores para disputa de outros cargos.

—Temos hoje 15 novos governadores, muitos dos quais nem sabemos o nome. É um terremoto político — afirmou, antes de pedir uma mudança na legislação a fim de impedir que o chefe do Executivo se desincompatibilize para disputar outros cargos no Legislativo.

Mozarildo Cavalcanti concordou e defendeu a realização de reformas:

— Espero que na próxima legislatura as reformas política e eleitoral possam se concretizar. Isso devia ser compromisso de todos que forem eleitos em outubro — disse o senador.



04/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo aponta problemas de Roraima após 25 anos da criação do estado

Mozarildo aponta descaso do governador de Roraima com município de Caracaraí

Mozarildo critica governador por déficit financeiro de Roraima

Mozarildo critica governador de Roraima por atraso de salários

Mozarildo critica governador pela situação da educação em Roraima

Mozarildo desiste de disputar governo e critica governador de Roraima