Mozarildo diz que PF e TCE de Roraima investigam denúncias de irregularidades na área da saúde no estado




Em discurso na sessão plenária desta terça-feira (1º), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) estão investigando denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas por integrantes do governo do estado na área da saúde. O senador afirmou que as denúncias datam do ano passado e envolvem o descarte de cerca de duas toneladas de medicamentos em um aterro sanitário de Boa Vista.

Segundo as denúncias, informou o senador, um departamento da Secretaria Estadual de Saúde comprava medicamentos com prazos de validade vencidos ou próximos a expirar e depois os remédios eram despejados em aterro sanitário. Assim, procedia-se a nova aquisição emergencial de medicamentos, sem licitação e com preços superfaturados de até 1.000%.

Mozarildo disse que um servidor da Secretaria de Saúde fotografou, documentou e denunciou o descarte dos medicamentos no aterro sanitário de Boa Vista, o que acarretou a abertura de um inquérito pela Polícia Civil. Agora, a Polícia Federal e o TCE-RR também investigam o ocorrido. Na semana passada, um conselheiro do tribunal apresentou um parecer sobre o caso, afirmando que as denúncias de compra de medicamentos superfaturados são verdadeiras e que cerca de R$ 30 milhões já foram desviados da Secretaria de Saúde do estado de Roraima.

- Roubar é crime em qualquer área, mas roubar na saúde é um crime hediondo. É como roubar a oportunidade de as pessoas terem uma vida sadia. Fizeram da compra e do uso de medicamentos um mecanismo para roubar - afirmou o senador.

Na interpretação de Mozarildo, o governador de Roraima, José Anchieta Júnior, teve conhecimento e envolvimento em todas essas irregularidades. O senador pediu que o Ministério Público de Roraima também investigue essas denúncias.

- O que se montou na nossa Secretaria de Saúde lá no estado de Roraima foi realmente a ação de uma gangue, de uma quadrilha organizada para roubar; uma verdadeira quadrilha comandada pelo governador. Não vejo como se pode pretender que um governador cassado, corrupto, continue comandando um estado que precisa tanto dos recursos públicos para dar assistência à saúde, melhorar a qualidade de vida das pessoas, enquanto o dinheiro é desviado para campanhas políticas, para enriquecer um grupo de pessoas. Ele está comprometido até a medula - afirmou Mozarildo.



01/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti registra denúncias de irregularidades contra o governador de Roraima

Mozarildo reitera denúncias de corrupção na saúde em Roraima

Mozarildo denuncia irregularidades na Funasa em Roraima

Mozarildo denuncia irregularidades em obras em Roraima

MOZARILDO CAVALCANTI APONTA IRREGULARIDADES DA FUNAI EM RORAIMA

Mozarildo pede CPI em Roraima para investigar irregularidades com terras públicas