Mozarildo quer informações sobre venda de terras da Amazônia para ingleses



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) encaminhou nesta quinta-feira (26) ao Ministério de Minas e Energia requerimento de informações sobre notícias publicadas no jornal Valor Econômico e no site Alerta Total, segundo as quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende vender no ano que vem 331 áreas minerais brasileiras para controladores ingleses que o apóiam na campanha eleitoral.

No site Alerta Total, o jornalista Jorge Serrão critica Lula por acusar seus adversários de serem privativistas e afirma que um órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia está demarcando uma área na Amazônia que atingiria Roraima, estado do senador. O jornalista, narrou Mozarildo, levanta suspeitas sobre a coincidência de essas terras, descobertas nos anos 70, serem jazidas de níquel, cobre, diamantes, ouro, turfa e terras raras (matéria-prima para a indústria eletrônica).

- Quero saber se isso procede porque é da mais alta gravidade. Nós demarcamos terras indígenas, reservas ecológicas aprovamos uma lei de gestão de florestas e, agora, se prepara uma armadilha dessas com as riquezas minerais do país - protestou.

Em defesa da imagem da Polícia Federal, Mozarildo também criticou o governo pelo que considerou uso eleitoral da instituição. Para o senador, a PF se vê praticamente obrigada a convocar a mídia para divulgar seus atos, deixando a impressão para a população de que a corporação " é manipulada, mandada fazer operações, embora com o uso de ordem judicial".

- Fico muito preocupado, durante essa campanha eleitoral, de a Polícia Federal ser usada como motivo de propaganda. Quer dizer, o presidente da República se gabando de que, no governo dele, a Polícia Federal fez "xis" operações, como se a instituição fosse do governante de plantão - disse o senador, defendendo a discussão de propostas sobre a autonomia e desvinculação da PF do Ministério da Justiça.



26/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo quer informações oficiais sobre livro que dá Amazônia como pertencente aos EUA

Virgílio quer que Marina Silva explique venda de terras na Amazônia

João Pedro quer convocar envolvidos na venda de terras públicas na Amazônia a estrangeiros

Arthur Virgílio quer informações sobre suposta venda de mísseis brasileiros para o Paquistão

Tuma quer comissão externa para comprovar informações sobre queimadas na Amazônia

Hélio Costa quer informações sobre venda da Cemig