Mozarildo volta a cobrar obras de energia elétrica para Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou, em pronunciamento nesta terça-feira (27), que pedirá audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para a regularização do fornecimento de energia elétrica em Roraima. O parlamentar afirmou que existem soluções para o problema mas que, infelizmente, o estado se encontra "refém" da Venezuela neste setor.

- A Venezuela sequer está podendo manter o abastecimento do próprio país. As usinas estão sucateadas, principalmente a Usina de Guri, que abastece o estado de Roraima - informou.

Segundo Mozarildo, há três projetos que supririam essa demanda, mas a preferência do governo é pela construção de um linhão que vem de Tucuruí, no Pará, para abastecer Manaus e Roraima, o que estaria gerando problemas com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Ministério do Meio Ambiente.

Entre as três soluções apontadas pelo senador, foi destacado o projeto da Hidrelétrica do Cotingo, na Cachoeira do Tamanduá, sem maiores impactos para o meio ambiente e de fácil construção, pois suas paredes laterais são duas montanhas.

A política indigenista também foi ressaltada pelo senador, uma vez que se trata de exploração de recursos hídricos nas reservas indígenas da região.

- Que não seja só o que a Funai faz: demarcar terras indígenas e esquecer que ali estão seres humanos integrados à civilização. Eles querem ter irrigação, mas isso exige energia elétrica - disse.



27/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo volta a denunciar corrupção em obras de rodovias em Roraima

Mozarildo volta a cobrar aprovação de marco regulatório para atuação de ONGs

Aneel aprova reajuste de energia elétrica em Roraima

Crise de energia elétrica volta a exame na CI

Jucá credita a FHC ligação de energia elétrica entre Venezuela e Roraima

Mozarildo cobra redução de tarifa de energia para Roraima