No Dia Nacional de Combate ao Fumo, campanha quer alertar sobre os males do cigarro



Com o tema “Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta”, campanha tem como objetivo esclarecer sobre os males do tabaco para a saúde e para o meio-ambiente

Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações. 

O cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata e outros 50 tipos diferentes de doenças. Vale destacar que, o ciclo de produção do cigarro, envolve outros fatores de risco a saúde e ao meio-ambiente, tendo em vista o  uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e a secagem das folhas de tabaco corresponde a 5% do total desmatado. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é derrubada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

A campanha

A campanha deste ano tem como foco o público jovem e adulto (entre 16 e 50 anos), de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar neste público, segundo o Ministério da Saúde, visa prevenir a iniciação e a experimentação - que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos.

Além de peças de divulgação, a campanha inclui a realização de um curso na modalidade a distância, chamado “Saber Saúde”, no Paraná; a exposição “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória no Brasil: uma trajetória”, lançada na Estação Carioca do Metrô (RJ); lançamento de jogo on-line “Agentes da Saúde – Por um mundo livre do cigarro”; e divulgação de estudo do INCA sobre o uso do narguilé.

Conheça toda a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Acesse os materiais da campanha

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

No Brasil,  o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.

Assista ao vídeo da campanha (sem áudio):

 

Leia mais:

Saiba mais sobre dependência causada pelo cigarro

Conheça as leis antifumo no país

Veja os males do fumo passivo

Fonte:

Ministério da Saúde

INCA







29/08/2012 12:13


Artigos Relacionados


Sobe número de países que adotam embalagens de cigarro com alerta sobre males do fumo, diz OMS

Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça males que o hábito causa

Justiça suspende advertência contra males do fumo em maços de cigarro da Souza Cruz

Patrocínio quer campanha permanente de alerta sobre males da hipertensão

Campanha de combate ao fumo alerta sobre malefícios do narguilé

Males do fumo passivo