Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão recursos da venda de dívida polonesa com o Brasil
 Depois de longa discussão, o Senado autorizou o governo brasileiro a receber antecipadamente, mas com desconto, crédito de US$ 3,4 bilhões que o país tem com a Polônia, conforme entendimentos firmados no âmbito do chamado Clube de Paris. 
 Foi também aprovada emenda da senadora Heloísa Helena (PT-AL), obrigando o emprego de 90% desses recursos na Lei Orçamentária, para serem distribuídos entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 
 O texto aprovado já destinava 10% desses recursos ao Ministério da Defesa, para serem aplicados por qualquer dos Comandos Militares em seus programas de reaparelhamento. A matéria agora vai à promulgação. 
 Com essa resolução, o que o governo desejava era a autorização do Senado para a União a adquirir toda a titularidade desses créditos e aplicá-los no abatimento da dívida pública interna. Com a emenda de Heloísa Helena, o dinheiro terá que ir para as regiões menos desenvolvidas do país. 
 Na exposição de motivos enviada com esse pedido de autorização, o governo informa que o crédito teve origem nos anos 70, por meio de linhas de financiamento às exportações, sustentadas com recursos orçamentários da União.
 Esses créditos foram renegociados em 1992, mediante acordo bilateral, quando o Brasil escolheu uma reestruturação que mantinha o valor do principal, com redução dos juros. Conforme o ministro da Fazenda, Pedro Malan, o atual cenário internacional, de taxas de juros inferiores às vigentes na época da reestruturação, enseja ótima oportunidade de o Brasil receber esse dinheiro. 
 Na mesma votação, a União foi autorizada a contratar instituições financeiras, remuneradas nos preços vigentes no mercado internacional, para a execução das operações necessárias ao recebimento antecipado do crédito. A resolução estabelece ainda que o Banco Central deverá prestar contas sobre o assunto ao Senado. 
16/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão ter mais recursos do BNDES
CDR aprova mais recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Proposta restringe aplicação dos recursos dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro Oeste
Projeto de Ademir garante recursos do BNDES para Norte, Nordeste e Centro-Oeste
PEC que aumenta recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste será examinada novamente pela CCJ
Quintanilha quer aprovação de emenda que aumenta recursos para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste