Número de empresas que usam internet no Brasil aumentou nos últimos três anos



O percentual de empresas que têm e usam computador e internet no Brasil cresceu 2 pontos percentuais em três anos. O índice passou de 95%, em 2007, para 97%, em 2010. Já as que utilizam rede sem fio passaram de 28% para 50% no mesmo período.

Os dados constam da Pesquisa TIC Empresas Brasil 2010, sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação no Brasil, apresentada nesta quarta-feira (19) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

O levantamento, que foi feito entre 5 mil empresas de pequeno, médio e grande porte com mais de dez funcionários, em cinco regiões do País, também constatou que as compras pela internet diminuíram de 64% para 55%. O mesmo ocorreu com as vendas, que recuaram de 45% para 36%.

De acordo com o consultor do CGI.br, Carlos Afonso, o Brasil precisa de mais condições para que o pequeno empreendedor possa aproveitar os recursos de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para inovar e criar novos serviços, além de avançar no seu empreendedorismo. Para o consultor, os altos preços da telefonia e internet no País limitam o acesso da população a esse tipo de serviço. Segundo ele, isso ocorre por causa do monopólio das empresas do setor, que provavelmente combinam para estabelecer um patamar de preços.

Afonso ressaltou que para modificar essa situação as agências reguladoras precisam atuar com mais eficiência. “Precisamos de agências reguladoras que exijam qualidade de serviço. Hoje temos uma agência que é vulnerável às pressões de grandes interesses. Apesar de ter sido criada para ser neutra e estar focada em beneficiar o consumidor, infelizmente não é exatamente o que faz”.

 

Fonte:
Agência Brasil 



20/10/2011 11:20


Artigos Relacionados


Número de postos de trabalho aumentou 20% nos últimos 10 anos no País

Micro e pequenas empresas paulistas têm melhor outubro dos últimos três anos

Oferta de vagas na USP aumentou quase 25% nos últimos dez anos

Patrocínio cita pesquisa do Sebrae e diz que aumentou número de empresas em TO

Brasil registra o menor número de pedidos de falência de agosto em três anos

TIM, OI e Brasil Telecom assinam acordo sobre acesso a dados de pedófilos que usam a Internet